Geral

Palestra sobre Teoria dos Jogos, Inteligência Artificial e Processo Penal abre a 30ª Semana Acadêmica de Direito da Unesc

O evento ocorreu na noite desta segunda-feira (15/9), no Auditório Ruy Hulse, na Universidade. (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc)

A 30ª Semana Acadêmica do Curso de Direito da Unesc teve início na noite desta segunda-feira (15/9), no Auditório Ruy Hulse, com a palestra do desembargador Alexandre Morais da Rosa. O encontro, que trouxe o tema “Teoria dos Jogos, Inteligência Artificial e Processo Penal”, marcou oficialmente a abertura de um dos eventos mais tradicionais da Universidade.

O palestrante é Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná e Pós-doutor pela Universidade de Coimbra e Unisinos, com mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Ele atua como juiz de Direito no Tribunal de Justiça de Santa Catarina e professor da Univali. Morais da Rosa é também membro honorário da Associação Ibero Americana de Direito e Inteligência Artificial, e um proeminente divulgador da Teoria dos Jogos aplicada ao Processo Penal.

Conforme ele, a teoria dos jogos trata da interação humana, que pressupõe sujeitos racionais, mas também se modifica a partir de diferentes contextos.

O palestrante argumenta que entender o processo penal apenas pelo código é insuficiente, pois a realidade não segue a perfeição teórica. A análise deve considerar os atores (juiz, promotor, advogado) como “jogadores”, cujas interações e motivações são cruciais para prever e influenciar resultados.

O Futuro é Digital

O primeiro passo para o “salto digital”, segundo ele, é reconhecer as próprias limitações. “O futuro do direito exige que os profissionais “arregacem as mangas” e estudem tecnologia para não ficarem em desvantagem competitiva”, disse.

Neurodiversidade

O palestrante relata seu diagnóstico de autismo aos 47 anos, explicando como o hiperfoco pode ser uma vantagem profissional, mas também traz desafios de interação, reforçando a necessidade de reconhecer e lidar com a diversidade no ambiente de trabalho.

Reflexão

Com uma trajetória de mais de 29 anos, o curso realiza anualmente sua Semana Acadêmica, consolidada como um espaço de reflexão, trocas de experiências e atualização sobre temas atuais do Direito. Até sexta-feira (19/9), a programação seguirá com palestras e minicursos que abordam diferentes áreas da área jurídica.

Para a coordenadora do curso de Direito, professora Márcia Piazza, a Semana Acadêmica representa um marco no calendário da Instituição e enfatiza o compromisso com a formação integral dos estudantes.

“A nossa 30ª Semana Acadêmica é um evento tradicional, que tem como finalidade trazer experiências, temas diferenciados e convidados especiais, para que os estudantes tenham oportunidade de conhecer novas áreas, novas perspectivas e também refletir sobre o Direito. Neste ano, o foco segue no Direito Contemporâneo, com debates sobre direito penal, direito de família, direito tributário e outros assuntos relevantes. São temas muito atuais, que reforçam o Pacto de Excelência que a Unesc oferece há 57 anos aos estudantes”, destacou.

A diretora de Ensino Presencial da Unesc, Gislene Camargo, ressaltou a importância da integração entre ensino e eventos formativos, ao desejar uma excelente semana aos participantes. “A formação não se restringe às aulas. Ela se amplia em momentos como este, um espaço de aprendizado e que deve ser aproveitado em sua totalidade”, destacou.

A programação segue até sexta-feira, sempre reunindo especialistas e pesquisadores para ampliar o olhar dos estudantes sobre os desafios e transformações do Direito na sociedade contemporânea.

Mais informações sobre a Semana Acadêmica acesse: https://www.even3.com.br/xxx-semana-academica-do-direito-623744

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *