Geral

Meninas Carvoeiras seguem para a China em busca de título mundial

Equipe, que conta com apoio da Unesc, foi recepcionada na tarde desta sexta-feira (5/9) na Universidade antes da viagem para a China. (Fotos: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc)

O ponto de partida para um dos maiores desafios das Meninas Carvoeiras não poderia ser mais simbólico. No campus da Unesc, local onde há cerca de três décadas nasceu o futebol feminino de Criciúma, ainda em forma de futsal, a equipe foi recepcionada na tarde desta sexta-feira (5/9) antes de embarcar para a China. Pela primeira vez, a equipe disputará a University World Cup Football, competição organizada pela Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU), que acontece entre os dias 17 e 28 de setembro, em Dalian, na Ásia Oriental.

As criciumenses estão no Grupo A, ao lado de universidades da China, Nigéria e Espanha. No Grupo B estão outra instituição chinesa, de Pequim, além das seleções universitárias da Austrália, França e Canadá. A Unesc, grande apoiadora do projeto, foi palco da despedida marcada por emoção e otimismo.

“As Meninas Carvoeiras levam o nome da Universidade e da nossa região para o mundo. Estamos orgulhosos e confiantes de que farão uma linda participação. O esporte, assim como a educação, abre horizontes e transforma vidas. Que elas aproveitem cada segundo dessa experiência única, dentro e fora de campo”, afirma a reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes.

Para fazer bonito em solo chinês, a equipe intensificou os treinamentos para chegar ao torneio em alto nível. A história se torna ainda mais especial porque a técnica, Bina Cassol, que hoje comanda as Meninas Carvoeiras, fazia parte daquela equipe que, há 30 anos, iniciou o futebol feminino em Criciúma.

“Sempre sonhamos com essa competição desde que surgiu o futsal na Unesc. Realizar esse sonho como treinadora, levando nossas meninas, é inexplicável. Vamos enfrentar uma chave difícil, com a atual campeã China, além de Nigéria e da Espanha, mas vamos dar o nosso melhor e honrar o Brasil”, afirma Bina.

 

Preparação

A preparação intensa ao longo da temporada fortaleceu ainda mais o grupo. Prova disso é que a equipe segue invicta no Campeonato Catarinense, com seis vitórias em seis jogos, o que aumenta a confiança para enfrentar adversários de tradição no esporte universitário.

“Acredito que toda atleta universitária sonha em disputar essa competição. Viajar, conhecer outros países e culturas. Representar as Meninas Carvoeiras e a Unesc é um orgulho enorme. Vamos respeitar os adversários, mas confiamos no nosso grupo. Estamos preparadas e, se Deus quiser, vamos trazer esse título para o Brasil”, cita a ⁠zagueira e capitã, Aline Luísa Loeblein.

 

Envolvimento da Unesc

A Unesc desempenha papel fundamental no desenvolvimento das Meninas Carvoeiras ao oferecer suporte, não apenas esportivo, mas também educacional e social. O esporte, inclusive, é uma das bandeiras institucionais da Universidade. Por meio de cursos, oficinas e atividades que ampliam conhecimentos e habilidades, a Instituição abre portas para novas oportunidades e auxilia as jogadoras a superar desafios.

“Nossas atletas são bolsistas, o que garante que sigam estudando. Temos suporte também na área de saúde, com fisiologia do esporte e fisioterapia, tanto para o time das Meninas Carvoeiras quanto para o Criciúma E.C. Acreditamos na prática esportiva como ferramenta de transformação social e educacional”, lembra a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão, Vanessa Moraes de Andrade.

“Que as nossas atletas aproveitem a oportunidade. Que joguem com garra, dêem o máximo, mas também vivam essa experiência cultural única. O esporte, assim como a educação, abre horizontes. Elas jogarão, mas também irão conhecer um país diferente, outras culturas, sabores e modos de vida”, conclui.

O futebol feminino do Criciúma E.C. começou com atletas de futsal que migraram para o campo e conquistaram a 5ª colocação nos Jogos Escolares Brasileiros. Desde então, a equipe evoluiu até chegar à primeira participação na Copa do Mundo Universitária.

“Nós, da região e da Universidade, conseguimos projetar o nome da cidade e da Unesc para o outro lado do mundo. Isso é motivo de honra e felicidade. Essa conquista mostra que estamos no caminho certo. É um prazer ver que o trabalho, o esforço e a valorização de quem se dedica ao esporte estão gerando frutos. O futuro vai mostrar ainda mais o quanto esse movimento é importante”, relata o pró-reitora de Administração e Finanças, José Otávio Feltrin.

A presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) e professora Unesc, Robinalva Ferreira, está feliz por Criciúma, por meio do futebol feminino do Tigre, ganhar um destaque tão relevante na China. Ainda conforme ela, as Meninas Carvoeiras carregam consigo diversos valores que vão além da qualidade técnica em campo.

“São meninas de comportamento e atitudes exemplares, que são qualidades que prezamos nos atletas que representam a nossa cidade quando estão fora de Criciúma. Estamos honrados com essa viagem à China e seguros de que, assim como em outras competições, as Meninas Carvoeiras irão fazer grandes apresentações dentro e fora de campo”, ressalta.

 

Calendário de jogos das Meninas Carvoeiras no torneio:

17/09/25: contra Lagos State University (Nigéria)

19/09/25: contra Shanghai University (China)

21/09/25: contra University of Sydney (Espanha)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *