
A Unesc e a Universidade Regional de Blumenau (Furb), celebraram na noite desta sexta-feira (5/9), a formatura dos cursos de Ciências da Religião e Artes, resultado da parceria entre as instituições. Ao todo, 14 estudantes receberam o diploma em Ciências da Religião e 24 do curso de Artes, em cerimônia realizada na Universidade do Estado de Santa Catarina (Uesc), em Laguna.
Esta foi a primeira formatura da parceria, que além destes dois cursos em Laguna, também possibilitou a criação das graduações em Letras – Inglês e Artes no município de Tubarão. “A formatura destas turmas simboliza a força do trabalho coletivo entre instituições comprometidas com a educação de qualidade e com a formação de profissionais preparados para responder às demandas da sociedade. Ver esses novos professores e professoras concluindo a graduação, muitos deles já inseridos no mundo acadêmico e na pesquisa, é a certeza de que estamos contribuindo para um futuro mais humano, inclusivo e cheio de possibilidades”, ressalta a reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes.
A Udesc cedeu o espaço para as aulas, enquanto o corpo docente foi majoritariamente da Furb, que recebeu apoio de professores da Unesc. “O curso é resultado de uma parceria entre a Furb, a Unesc e a Secretaria de Estado da Educação para atender a uma área de alta demanda: há muitas vagas de trabalho para professores de Ensino Religioso, mas poucas pessoas formadas, número ainda insuficiente mesmo após a formação de várias turmas”, explica a coordenadora de Ciências da Religião, Katilene Willms Labes.
Docência
Conforme o coordenador local do curso de Ciências da Religião, Paulo Osório, é fundamental porque habilita novos professores e professoras para a docência do Ensino Religioso na Educação Básica. Até então, essa disciplina era ministrada, em grande parte, por profissionais de outras áreas.
“Além da sala de aula, esses profissionais podem atuar como pesquisadores, consultores e assessores em espaços não formais de ensino, em instituições públicas e privadas, organizações não governamentais e entidades confessionais. Ou seja, embora seja uma licenciatura, a graduação amplia as possibilidades de atuação”, conta.
A formação teve como base a compreensão crítica e interativa do contexto, da estrutura e da diversidade dos fenômenos religiosos, além do desenvolvimento de competências e habilidades adequadas ao exercício da docência. “Os novos licenciados também foram preparados para investigar e analisar os fenômenos religiosos em suas diversas manifestações no tempo, no espaço e nas culturas. Outro ponto central foi a formação ética, valorizando o diálogo inter-religioso e intercultural, o reconhecimento das identidades religiosas ou não, sempre na perspectiva dos direitos humanos e da cultura de paz”, acrescenta.
Experiência transformadora
Entre os formandos, a emoção foi evidente. Para Joice de Souza Avelina Costa, a graduação gerou aprendizados que ultrapassam o campo acadêmico. “O curso de Ciências da Religião marcou minha vida. Mais que os conhecimentos e as vivências ao longo desses quatro anos da licenciatura, ressignificou minha vida profissional, pessoal e espiritual. Compreender sobre as diferentes cosmovisões, entender a complexidade da diversidade religiosa humana, nos fez trocar as lentes que usávamos para ver o mundo. Nosso papel enquanto educadores é promover a cultura de paz, estimular os estudantes a uma prática que valorize todos os seres, respeitando e convivendo para o bem viver”, relata.
Ela acrescenta que, ao longo da licenciatura, conseguiu ingressar no mestrado em Ensino de História na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que será concluído em 2025. “O curso possibilitou esse acesso, pois a qualidade fez toda a diferença na minha formação. Quero continuar a vida acadêmica, pensando no doutorado e, futuramente, atuar na formação de professores. Gratidão, Unesc e Uniedu, por manter a turma de Ciências da Religião em Laguna”, conclui.
Calendário diferenciado
As aulas ocorreram em horários diferenciados, com encontros nas noites de sexta-feira, sábados durante o dia e períodos prolongados nas férias, seguindo calendário letivo distinto dos cursos regulares.
“Os dois cursos funcionaram durante quatro anos em Laguna. Inicialmente, as aulas ocorreram em uma escola estadual e, posteriormente, na Udesc. A iniciativa surgiu a partir de uma demanda de professores da educação básica da região e da necessidade de formação nessas áreas. O Governo do Estado possibilitou a participação dos estudantes por meio de bolsas do Uniedu”, comenta a coordenadora local do curso de Artes, Aurélia Honorato.
Texto: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc
- Novos profissionais concluíram a graduação em cerimônia que celebrou a união entre as instituições de ensino. (Fotos: Junior Chagas)