
O estudante do curso de Medicina da Unesc, Artur Mendes Vittoria de Souza, recebeu três menções honrosas e uma medalha de prata em concurso literário promovido pela Academia Criciumense de Letras. Em 2024 ele submeteu seus textos à Academia e, depois de meses de espera, obteve a resposta de quatro premiações.
Artur é graduado em Engenharia Química e está na 6ª fase do Curso de Medicina pela Unesc. Nas horas vagas é um apreciador de literatura e escreve poesias que, muitas vezes, são inspiradas no próprio curso ou nos professores.
“Quanto ao texto que me trouxe a medalha de prata, o fiz baseado nas aulas de anatomia da Universidade. Um dos protagonistas, inclusive, leva o mesmo nome do docente”, relata o estudante. O título da obra que conquistou o 2º lugar no pódio do concurso criciumense leva o nome de “Memórias Ântumas de Marco Aurélio e André Vesálio”, e faz parte de uma das mais de 20 condecorações que ele recebeu nos últimos 12 anos sobre produção textual.
Segundo o futuro médico, assim como a filosofia, a literatura o acompanha nas diversas áreas da sua vida. “Sou engenheiro, logo, uma das minhas paixões são os números. Todavia, brinco que as letras que salgam as expressões numéricas também temperam a minha alma”, conclui o acadêmico, que tem na escrita um apreço além da engenharia e da medicina.