Ensino

Técnico do Criciúma E.C compartilha experiências com estudantes e professores do Projeto Tigrinhos

Na Unesc, Eduardo Baptista falou sobre sua trajetória no futebol e destacou a relevância da formação acadêmica na vida profissional. (Fotos: Raissa Albano/Agecom/Unesc)

O curso de Educação Física da Unesc recebeu, nesta segunda-feira (26/8), o técnico do Criciúma Esporte Clube, Eduardo Baptista, para uma palestra com acadêmicos e professores do Projeto Tigrinhos. O encontro teve como objetivo promover a troca de experiências e a qualificação dos profissionais e estudantes envolvidos na iniciativa. 

O coordenador do curso, Joni Marcio de Farias, destacou que a presença do técnico está alinhada ao compromisso da Universidade em preparar técnicos e acadêmicos para o mercado. “Uma das premissas do Projeto Tigrinhos é a qualificação e capacitação de todos os profissionais, o que é responsabilidade da Unesc. Trazer pessoas de referência, como o técnico do Criciúma, que hoje é um nome reconhecido no cenário nacional, qualifica ainda mais o trabalho realizado e mostra aos participantes que todos têm a possibilidade de seguir esse caminho e alcançar os objetivos”, afirmou.

Educação como pilar da formação

Durante a palestra, Eduardo Baptista relembrou sua trajetória e ressaltou a importância da formação acadêmica na vida profissional. “Venho de uma família de atletas e desde cedo estive dentro de um campo de futebol. Apesar disso, sempre dei valor ao estudo. Meu pai dizia: ‘Você vai jogar, mas também vai estudar’. Por isso, para mim, estar aqui hoje é uma honra. Conversar com alunos e professores, compartilhar experiências e, de alguma maneira, contribuir com a formação deles é muito gratificante”, comenta o técnico, que já comandou grandes equipes no Brasil e no exterior.

Para o professor Tiago Lock Silveira, momentos como este enriquecem a formação dos acadêmicos. “A importância está em conviver com um profissional desse gabarito. O Eduardo tem passagens por grandes equipes no Brasil e fora dele e, com certeza, promove ensinamentos e experiências que complementam a formação dos acadêmicos e dos professores do Projeto Tigrinhos”, ressaltou.

Além do técnico, o encontro contou com a participação do ex-atleta e atual coordenador de futebol do Criciúma, Hudson Santos, que reforçou aos acadêmicos o papel transformador da educação. Segundo ele, mesmo após encerrar a carreira de jogador, buscou se aprofundar em cursos na área da gestão e da análise esportiva, comprovando que o estudo é uma ferramenta essencial para abrir portas e gerar novas oportunidades no esporte.

Atualmente, o Projeto Tigrinhos atende cerca de dois mil crianças em quase 26 municípios catarinenses. Além da prática esportiva, as crianças e adolescentes recebem uniformes e acompanhamento constante, fortalecendo o caráter social da iniciativa.

Quem é Eduardo Baptista

Eduardo Alexandre Baptista, nascido em 30 de março de 1970 em Campinas, São Paulo, possui vasta experiência no cenário nacional. Filho do também técnico Nelsinho Baptista, iniciou a trajetória profissional como zagueiro, mas logo migrou para a comissão técnica, área em que construiu a carreira.

Baptista iniciou a trajetória como técnico profissional em 2014, ao assumir o comando do Sport Recife. Desde então, passou por diversos clubes brasileiros, como Fluminense, Ponte Preta, Palmeiras, Atlético Paranaense, Coritiba, Vila Nova, Juventude, CSA, Mirassol, Remo, Atlético Goianiense e Novorizontino. Em abril de 2025, foi anunciado como técnico do Criciúma Esporte Clube, seu atual clube. 

No Tigre, até o momento, obteve nove vitórias, três empates e duas derrotas em 14 jogos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *