Geral

Ranking espanhol aponta: Unesc é a segunda melhor do Brasil em cooperação científica internacional

SCImago Institutions Rankings (SIR) classifica as instituições em 19 diferentes áreas do conhecimento. (Foto: Arquivo/Agecom/Unesc)

A Unesc conquistou destaque internacional no SCImago Institutions Rankings (SIR), elaborado pelo laboratório de pesquisa espanhol SCImago Lab, vinculado ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), e um dos mais abrangentes rankings de pesquisa acadêmica do mundo. A Instituição aparece em segundo lugar no Brasil no indicador de Multiple Affiliations, que mede a presença de autores com vínculos em mais de uma instituição, especialmente em colaborações internacionais. 

Entre os anos de (2019 a 2023) – 16,19% das publicações científicas da Unesc contaram com ao menos um autor vinculado a instituições estrangeiras, superando a média nacional de 14,22%. O dado evidencia a relevância da Universidade em redes globais de produção científica, ampliando sua visibilidade e seu impacto acadêmico.

O indicador Multiple Affiliations ressalta a força das colaborações da Unesc com instituições de todo o mundo. Para efeito de comparação, no Brasil a média é de 14,22%, sendo 8,83% de parcerias nacionais e 6,17% de cooperações internacionais. Com os 16,19% alcançados, a Universidade se firma como protagonista em cooperação científica.

Para a reitora em exercício Gisele Silveira Coelho Lopes, esse resultado mostra o papel da Unesc como uma Universidade que ultrapassa fronteiras e projeta o Sul de Santa Catarina no cenário científico internacional. “Estar entre as melhores do Brasil em cooperação científica e inovação mostra que nossos pesquisadores, professores e acadêmicos estão conectados com o que há de mais avançado no mundo, contribuindo para a produção de conhecimento que transforma a sociedade”, disse.

Conforme ela, esse reconhecimento reflete a força da comunidade acadêmica, a relevância das pesquisas e o compromisso da Unesc em ser uma Universidade comunitária, inovadora e com impacto social. “Ver o nome da Unesc entre as instituições de referência mundial reforça nossa convicção de que seguiremos expandindo horizontes de colaboração e fortalecendo o desenvolvimento científico de alto impacto social”, afirmou Gisele.

 

Destaques nacionais e internacionais

No panorama geral, a Unesc se posiciona entre as 20 melhores universidades não estatais do Brasil e ocupa a 81ª posição no ranking nacional. Em inovação, está entre as 15 primeiras não estatais e entre as 20 mais bem avaliadas do país. Já no quesito impacto social, figura entre as 25 não estatais brasileiras e a 106ª posição nacional.

Nesta edição, o SCImago Institutions Rankings avaliou 9.756 instituições no mundo todo, sendo 5.051 universidades. O ranking se diferencia por considerar não apenas universidades, mas também centros de pesquisa, órgãos governamentais, empresas e organizações não governamentais que produzem conhecimento científico.

 

Áreas da Unesc entre as melhores do mundo

 

A classificação por áreas do conhecimento também trouxe resultados importantes para a Unesc. Sete aparecem entre os 50 melhores do mundo no segmento das universidades não estatais:

  • Medicina: Psiquiatria e Saúde Mental – entre as 5 não estatais e 25ª no Brasil;
  • Farmacologia, Toxicologia e Ciências Farmacêuticas – entre as 5 não estatais e 42ª no Brasil;
  • Bioquímica, Genética e Biologia Molecular– entre as 10 não estatais e 62ª no Brasil;
  • Psicologia – entre as 15 não estatais e 51ª no Brasil;
  • Medicina – entre as 20 não estatais e 95ª no Brasil;
  • Ciências Ambientais – entre as 20 não estatais e 103ª no Brasil;
  • Agricultura e Ciências Biológicas – entre as 20 não estatais e 122ª no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *