Geral

Unesc recebe visita de empresários
ligados à China para alinhar parcerias

Encontro é o início da projetos e acordos com universidades chinesas (Fotos: Décio batista/Agecom/Unesc)

A Unesc recebeu, na tarde de quarta-feira (13/8), uma comitiva de empresários, pesquisadores e representantes da Associação Cultural Brasil/China. O encontro, liderado pela reitora em exercício da Unesc, Gisele Coelho Lopes, alinhou possibilidades de novas parcerias e acordos internacionais com as universidades do país situado na Ásia Oriental.

A comitiva foi composta pela pesquisadora Larissa Santos, da Universidade de Yangzhou, pelos empresários Orlando Pacheco Júnior, Romulo Camilo, Charles Caldas e, representando a Associação Cultural Brasil/China de Florianópolis e Limeira (SP), Johnny Lui, Silvia Wu e Lee Cheng Pin.

Ainda acompanharam o encontro o pesquisador e secretário de Desenvolvimento Econômico de Criciúma, Thiago Fabris, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Vanessa Moraes de Andrade, a coordenadora e a assessora do Escritório de Relações Internacionais, Dayane Cortez e Cinara Ludvig Gonçalves, os coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM), Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS), Educação (PPGE) e Sistemas Produtivos (PPGSP), Sabrina Arcaro, Dimas de Oliveira Estevam, Angela Cristina Di Palma Back, Kristian Madeira, respectivamente e o pesquisador Paulo Cesar Lock Silveira.

Após fazer uma apresentação geral da Universidade, a reitora em exercício destacou que a Instituição está aberta para parcerias e possibilidades em conjunto com o objetivo de fortalecer o Parque Científico e Tecnológico (Iparque) para a área das engenharias, ciência e tecnologia, abrindo espaços para a incubação de empresas e, assim, gerar riquezas e atrativos para o desenvolvimento da região. “Acredito que temos muitas possibilidades de ampliar o olhar a respeito daquilo que já fazemos e do que não se faz por ausência de apoiadores, de interessados. Estamos num projeto de continuidade, reconhecendo a importância da Unesc como um vetor de desenvolvimento regional e também com amplitude internacional”, relatou Gisele.

Para ampliar as possibilidades de parcerias e facilitar a comunicação, Gisele comentou sobre a questão linguística e a instalação do curso de Língua Mandarin. “Já oferecemos, pela nossa Escola de Idiomas, a Língua Portuguesa para estrangeiros. Prezamos muito por uma formação mais efetiva e qualificada. A nossa Escola tem uma trajetória muito bonita, completando este ano 30 anos de existência, e está apta para desenvolver um programa educacional nos mesmos moldes dos cursos já existentes na sua grade”, completou a reitora.

Pesquisador e secretário municipal, Thiago relatou que a visita é o início de uma relação comercial e educacional. “A ideia, aproveitando a presença dos visitantes é fazer convênios e acordos de cooperação em termos de Pesquisa. A presença dos coordenadores dos PPGs é importante para aproximar ainda mais essa futura parceria intelectual e comercial com os chineses”, informou Fabris.

A pesquisadora do Centro de Gravitação e Cosmologia na Universidade de Yangzhou, na China, Larissa Santos, foi uma das interlocutoras do grupo. “Minha pesquisa é focada no universo primitivo. Trabalho com a cosmologia que estuda o universo como um todo e tenta desvendar os maiores mistérios da humanidade, que é de onde viemos e para onde vamos. Essa visita é muito importante para estreitar os laços entre o Brasil e a China, principalmente no setor educacional. Estamos aqui para fomentar com a Unesc essa colaboração de pesquisadores e estudantes entre universidades brasileiras e chinesas”, comentou a pesquisadora.

Em nome dos demais integrantes da comitiva, o advogado e diretor jurídico da indústria multinacional de baterias de lítio com alta tecnologia Eikto, Orlando Gonçalves Pacheco Junior, fez questão de salientar a importância da união de esforços em prol do desenvolvimento.

“Fabricamos, em Laguna, baterias para máquinas tracionárias e estacionárias. Estamos nessa missão acompanhando a professora Larissa, pois existem interesses, inclusive de outras cidades chinesas, para conhecer um pouco do município. Estou acompanhado de empresários, parceiros nessa relação institucional, para promover Criciúma na China e trazer empresas chinesas para cá. Esse é o nosso interesse e a Unesc é de fundamental importância porque isso dá credibilidade para que as pessoas possam vir aqui ter conhecimento técnico e acadêmico, para não ficar só na teoria. Já tivemos lá com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e hoje de uma forma oficial, trazer esse convite para levar a Unesc para a nossa missão internacional”, finalizou Júnior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *