
Na última sexta-feira (15/8), o Brasil conquistou a medalha de ouro no handebol feminino dos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção 2025, feito que teve a participação de duas atletas da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma e acadêmicas da Unesc, Samanta de Oliveira e Duda Rodrigues atuaram na partida final e vitoriosa, ao vencerem a Argentina pelo por 22 a 19.
Samanta e Duda integraram a campanha vitoriosa da Seleção Brasileira de Handebol em Assunção. Na fase de grupos do Pan Júnior, o Brasil venceu o México, Cuba e Argentina. Na semifinal, venceu o Uruguai por 27 a 8 e, na decisão, voltou a derrotar a Argentina. Ao todo, foram cinco jogos e cinco vitórias.
“Samanta e Maria Eduarda foram fundamentais para a conquista do Brasil. Elas atuaram muito bem em todos os jogos, alternando como titulares ou entrando no decorrer da partida. Aqui conosco elas têm um bom desempenho e treinam forte para poder sempre estar ajudando a equipe. São duas atletas com potencial e que vão ajudar muito ainda a equipe de Criciúma a alcançar os objetivos. Elas chegaram esse ano no clube, oriundas do Sesc Suzano, do Rio de Janeiro”, destacou o técnico da equipe da FME Criciúma/ACRIHF/Unesc, Lucas Custódio.
Para a presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) e professora do curso de Educação Física da Universidade, Robinalva Ferreira, a conquista da medalha de ouro representa um marco importante para a temporada do esporte no município. “Duas atletas nossas, aqui de Criciúma, fizeram parte dessa conquista da medalha de ouro. É um orgulho para a cidade e o reconhecimento do bom trabalho que o técnico Lucas, sua comissão técnica e de todas as atletas do nosso handebol feminino estão desenvolvendo”, ressaltou a presidente.
Texto: Marcelo Becker