
A formação em Arquitetura e Urbanismo vai muito além das salas de aula. Com essa visão, o curso da Unesc deu início, neste semestre, a uma nova parceria com a Prefeitura de Nova Veneza. O ponto de partida foi a primeira reunião oficial para o desenvolvimento das atividades de curricularização da extensão na disciplina de Estudos Urbanos, ministrada pelos professores Rúbia Carminatti Peterson e Jorge Luiz Vieira.
O encontro reuniu docentes, acadêmicos e representantes da administração municipal, entre eles o secretário de Planejamento e Urbanismo, Realdino José Busarello, e o arquiteto e urbanista Mateus Felisbino, egresso da Universidade. O momento marcou o início de um trabalho conjunto que busca aproximar estudantes e comunidade, oferecendo aos acadêmicos a chance de vivenciar o funcionamento da gestão urbana e compreender os desafios e soluções voltados ao desenvolvimento social, arquitetônico e urbano da cidade.
Segundo os professores responsáveis pela ação, essa interação com a Prefeitura e seus técnicos possibilita um aprendizado mais sólido e contextualizado, ampliando a visão crítica e a capacidade de atuação dos futuros arquitetos e urbanistas. “A experiência prática junto aos agentes públicos permite que o aluno compreenda a complexidade das cidades, desde o planejamento até a execução de projetos, desenvolvendo competências fundamentais para sua atuação profissional”, ressalta Rúbia.
A iniciativa reforça o compromisso do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc em proporcionar uma formação conectada à realidade regional, estimulando o engajamento com questões locais e promovendo o diálogo com os principais promotores do desenvolvimento urbano.
Para o arquiteto da Prefeitura, “a parceria representa não apenas um espaço de troca de conhecimento, mas também uma oportunidade de integrar novos olhares e ideias às políticas e projetos em andamento”, destacou ele.
“Com a agenda de trabalhos já prevista para o semestre, a ação tem como objetivo diagnósticos, propostas e análises que possam contribuir efetivamente para o planejamento e a valorização da cidade, ao mesmo tempo em que fortalece a relação entre Universidade, poder público e comunidade”, finalizou Vieira.