
Uma noite de celebração de vitórias, marcou a noite de quinta-feira (7/8) no Auditório Ruy Hülse, onde a Unesc Virtual realizou a colação de grau especial para 14 cursos de Ensino a Distância (EaD). O evento, em formato híbrido, permitiu que os novos profissionais recebessem seus certificados de forma presencial e remota.
A cerimônia reuniu formados de diversas áreas do conhecimento, que agora estão prontos para ingressar no mundo do trabalho. Entre os cursos contemplados, estão Administração, Ciências Contábeis, Jornalismo, Nutrição, Pedagogia e Publicidade e Propaganda.
Na área de tecnologia, foram certificados alunos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Estética e Cosmética, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão do Agronegócio, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Marketing e Tecnologia em Processos Gerenciais.
Para destacar o esforço dos alunos, em seu pronunciamento, a presidente da Sessão Solene Híbrida, professora Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, salientou o momento vivenciado.
“Essa é uma noite de muita emoção, gratidão e, claro, orgulho do bem, é o reflexo de dedicação, persistência e alegrias, companheirismo e aprendizado de cada um de vocês. Lembrem-se de que somente haverá transformação social se todo esse conhecimento adquirido aqui na nossa Unesc for compartilhado e multiplicado nos espaços em que vocês estiverem inseridos. Desejo que vocês sejam e façam a diferença em nosso mundo, que possam contribuir com o desenvolvimento de outras pessoas e dos locais em que estiverem. Parafraseando Carlos Drummond de Andrade: ‘que transformem as pedras do caminho em ações fraternas-solidárias’”, orientou a professora.
Realização de sonhos
Puxando a fila para adentrar ao auditório, And Helen Pimentel Eufrazio, graduanda de Administração, afirmou que o curso EaD, lhe abriu o mundo do trabalho.
“Estudar a distância favoreceu muito o meu desenvolvimento profissional. Podia estudar no final de semana, durante o dia, nas minhas horas de folga na empresa na qual trabalho, me deu o privilégio de estudar e aprender com a utilização do Ambiente Virtual Acadêmico (AVA). Foi um curso tranquilo e sensacional, com professores de excelência o que me tornou apta para exercer a profissão”, comentou emocionada a nova administradora.
A pluralidade do ambiente acadêmico acolheu a formanda Ághata Ferreira, que nesta quinta-feira encerrou o ciclo enquanto acadêmica.
“Para mim, quanto mulher trans e preta, entrar na Unesc foi algo muito importante, muito marcante. Fui bem acolhida, desde os vigilantes até os professores, sem falar que é uma universidade de excelência. Iniciei minha trajetória aqui pelo Coral Unesc, depois me tornei acadêmica, e em seguida funcionária. Hoje estou saindo, porque vou atuar na minha área, que é a educação. Estou muito feliz por esses nove meses que eu estive trabalhando na Central de Atendimento ao Acadêmico (Centac) e por quatro anos como acadêmica. Graças a Deus estou realizada e, como diz a nossa magnífica reitora licenciada, Luciane Ceretta, essa nossa universidade é plural. Só tenho gratidão por tudo e por todos”, comentou a mais nova pedagoga.
Família completa
A mais nova publicitária Nathália Nicole Bietes de Castro Garcia, estava eufórica com o recebimento do canudo e os dois filhos gêmeos, recém-nascidos, nos braços.
“Tudo é a graça de Deus, que me sustentou até aqui. Essas duas últimas semanas foram corridas, mas fiz tudo por eles, correndo atrás para fechar as horas complementares e poder viver esse momento junto com o Joaquim e o Dom, que nasceram prematuramente com 31 semanas, há três meses e há um estão em casa. Eles completam a minha vitória”, comemorou Nathália.
Pai e filho
Clebson Bernardo Velho e Gabriel da Silva Velho são muito mais que colegas de cursos, são na verdade, pai e filho que juntos resolveram cursar Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
“Voltei a estudar por causa dele, que começou a fazer um curso de programação de sistemas. Ele me mostrou o que estava aprendendo e acabei me interessando pelos códigos, já que gostava de mexer no computador e da codificação. Então ele me sugeriu fazer o curso, mas na minha idade, com 49 anos, o básico já não era o suficiente. Por isso terminei o Ensino Médio, entrei em outra instituição, mas ficou complicado pela distância. Aí ele começou a estudar aqui e me convenceu a fazer o EaD da Unesc”, explicou Velho.
Já o filho Gabriel, conseguiu uma bolsa de estudos para o curso técnico. Acabou gostando da área e estagiou em 2019 na empresa na qual está até hoje “O estágio me despertou e quis me aperfeiçoar ainda mais. Iniciei a graduação em outra faculdade, mas veio a pandemia e optei por sair. Quando quis voltar a estudar, escolhi a Unesc, e o curso EaD. Gostei muito e chamei meu pai para fazermos juntos. E isso foi bem legal, ter ele como colega de curso, foi bom, trocamos informação e aprendemos muito em parceria”, relatou Gabriel.
Confira a galeria de fotos aqui