Aditt

Projeto Inova Sul entra em fase final do trabalho com o setor químico

Empresários, pesquisadores e imprensa estão convidados a conhecer os resultados obtidos no encontro que ocorrerá nesta terça-feira (12/8), no CRIO. (Foto: Arquivo/Agecom/Unesc)

O Projeto Inova Sul: Transformando Setores, nesta edição dedicada ao setor químico, é uma iniciativa da Unesc em parceria com o Sindicato das Indústrias Químicas do Sul Catarinense (Sinquisul) e chega à fase final. Empresários, pesquisadores e imprensa estão convidados a conhecer os resultados obtidos e a Vitrine de Oportunidades mapeadas para o segmento. O encontro será realizado nesta terça-feira (12/8), a partir das 8h30, no Centro de Inovação Criciúma (CRIO).

O projeto é desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia da Unesc (Aditt), por meio do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação, e abrange 10 setores produtivos da região. “Nesta terceira edição o foco recai sobre o setor químico, utilizando uma metodologia que envolveu análise de dados e realização de fóruns com participação ativa dos empresários. O objetivo é compreender o cenário global e local, identificar desafios e barreiras e propor estratégias inovadoras e viáveis, alinhadas à realidade do setor.

 

Apresentação de resultados

A indústria química desempenha um papel estratégico na economia catarinense, gerando R$ 6,3 bilhões em valor adicionado no estado em 2023. A região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) se destaca como a segunda mais relevante, contribuindo com mais de R$ 1,2 bilhão. Com mais de 13 mil empregos formais em Santa Catarina, o setor se consolida como um dos pilares para o desenvolvimento socioeconômico regional.

A avaliação destes e de muitos outros dados estudados no projeto será apresentada no evento desta terça-feira junto da Vitrine de Oportunidades, que reúne direcionadores estratégicos para o futuro do setor químico, com foco nos eixos de mão de obra, legislação, processos produtivos, sustentabilidade, inovação e posicionamento setorial.

 

Programação

8h30 – Recepção com café

9h – Abertura oficial

9h15 – Resumo do projeto: atividades, reuniões, participantes e notícias

9h30 – Apresentação da Vitrine de Oportunidades para o Setor Químico

10h – Apresentação de cases ilustrando possibilidades de inovação na cadeia de valor

10h30 – Espaço para networking e atendimento à imprensa

11h30 – Encerramento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *