
A Clínica de Odontologia, instalada nas dependências das Clínicas Integradas da Unesc, recebeu, na tarde desta terça-feira (5/8), a visita da equipe de captação de sangue do Hemocentro Regional de Criciúma, vinculado ao Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), para coleta de sangue de doadores cadastrados previamente.
Cerca de 45 doadores, entre colaboradores e acadêmicos da Universidade, compareceram para efetuar esse gesto capaz de salvar vidas. Do total de inscritos, 25 conseguiram fazer a coleta de sangue. Os demais, por diversos motivos, foram considerados inaptos durante a entrevista e triagem.
O coordenador da Clínica Odontológica, professor Leonardo Mezzari, agradeceu em nome da gestora do Hemocentro, a equipe que participou dessa coleta externa.
“Foi uma ação iniciada no ano passado e hoje realizamos a segunda coleta aqui na Unesc. Quero agradecer às 50 pessoas que compareceram para esse ato de solidariedade, que vai salvar vidas. Conseguimos 25 captações concluídas, mas o importante é que tivemos pessoas querendo ajudar o próximo. Agradecemos também a nossa gestora das Clínicas Integradas, Karine Cardoso, que sempre apoiou a nossa ideia, a coordenadora do curso de Odontologia, Morgana Guzatti e o nosso médico e professor, Luiz Fontana, que fica de plantão sempre quanto têm uma coleta externa”, comentou Mezzari.
Conscientização
Para o coordenador da Clínica de Odontologia, é um evento de extrema importância para o curso e para os profissionais da saúde. “Somos atuantes na área e sabemos da importância desse gesto. A qualquer momento, qualquer um de nós pode estar no hospital, precisando de sangue, então, colaborar para manter os estoques do Hemosc, que faz um trabalho tão bonito no Extremo Sul inteiro, é uma felicidade para nós, como Universidade”, concluiu.
Ação voluntária
“Trabalho no Departamento de Projetos e Infraestrutura (DPI), sou doadora há sete anos e considero muito importante poder contribuir para a sociedade. Sei que é pouco o que faço, mas eu contribuo desse jeito”, avaliou a colaboradora Evelyn Américo Claudino.
“Sou do curso de Farmácia, iniciei agora a quarta fase. É muito importante, principalmente, que tenhamos acesso à doação de sangue em outros locais fora do Hemocentro, essa é uma oportunidade de salvar vidas”, relatou Aline Goulart.
“Trabalho como enfermeira no Suporte Básico de Vida (SOS), sou doadora há mais de 15 anos, e avalio positivamente ter esse espaço dentro da Unesc para fazer a doação de sangue. Isso facilita e torna mais prático para o funcionário, para o colaborador que está aqui, é um ato muito importante. Além de pensar nas pessoas que possam ser salvas com este gesto, amanhã também podemos precisar”, salientou a colaboradora Mari Munari