
Parafraseando a essência da Ciência Contábil, a Unesc atinge um marco de 50 anos de ‘ativo fixo’ intelectual no que se refere a formação de profissionais em Ciências Contábeis. O ‘balanço patrimonial’ da instituição, em uma ‘análise não-monetária’, reflete um ‘patrimônio líquido’ de 3.415 egressos que, ao longo de cinco décadas, atuaram na ‘alocação de capital’, na ‘gestão de custos’ e na ‘análise de demonstrativos financeiros’ em empresas de diversos segmentos e portes do Extremo Sul Catarinense.
A celebração não apenas reconhece um ‘ativo’ de tempo dedicado à educação, mas também projeta um ‘fluxo de caixa’ futuro de inovação e excelência na área, mantendo a Unesc em uma posição de destaque no mercado educacional do Sul de Santa Catarina.
E para comemorar esse fechamento de balanço de bodas de ouro, a coordenação do curso preparou para os docentes, colaboradores, acadêmicos e parceiros, uma recepção realizada na noite desta terça-feira (5/8), no Auditório Ruy Hülse, prestigiada pela reitora em exercício, Gisele Coelho Lopes, acompanhada de seus pares, a pró-reitora de Ensino, Graziela Fátima Giacomazzo e do pró-reitor de Administração e Finanças, José Otávio Feltrin.
“Estamos comemorando juntos com os acadêmicos e professores essa importante marca. Um curso que já formou milhares de profissionais da contabilidade, que atuam nas mais diversas áreas. Um curso que tem uma história sólida e reconhecimento que vai além da região, de Santa Catarina, enfim, em diversos locais do Brasil e no exterior. Uma graduação que tem uma grande contribuição no desenvolvimento regional e, embora seja um curso já com tradição, está sempre buscando aprimorar esse perfil profissional, atento às transformações da contabilidade; na tecnologia da informação, reforma tributária e tantas outras que vêm por aí”, avaliou a coordenadora do curso, Andréia Cittadin
A reitora Gisele enalteceu a importância do curso de Ciências Contábeis e, citando os egressos que hoje são colaboradores da Universidade, enalteceu a segurança que esses profissionais transmitem para a sua gestão administrativa.
“Eu acredito que quando a gente escolhe uma instituição, escolhemos por uma série de elementos: pela sua história, pelo seu legado e pelo impacto que ela tem na vida das pessoas. Quando eu vejo aqui a Adriana Farias (Turma 2000 – Setor Controladoria); Fernando Antônio Gava (Turma 99 – Setor Contabilidade); Márcia Quiranda Miguel Piccolo (Turma de 97/1- Setor Financeiro); Márcia Ferrari (Turma 98 – Contabilidade) e a Suzana de Souza Ribeiro da Silva (Turma 2015 – Seacar), vejo pessoas que marcam a minha vida todos os dias e que se entregam cada minuto em prol daquilo que acreditam. Realizam um trabalho com muito amor e quando eu sento com cada um deles tenho algo que toca: que é segurança e isso tem um valor muito grande profissionalmente”, comentou Gisele.
A reitora ainda destacou que o Contador é um curador do desempenho organizacional. “Aqui se aprende novos conhecimentos que te mostram os caminhos para que você possa, por autonomia, desenvolver novos saberes, isso é o que faz a diferença. Quando eu vejo egressos retornando a Universidade seja para fazer um novo curso, seja para ser professor, como vários que temos aqui, isso enche nossos corações de alegria. Muito obrigada por esse curso fazer parte da história de 57 anos da nossa Unesc e que venham outros 50 anos. Parabéns, pela história que vocês escreveram até aqui. Parabéns por esse lindo legado”, finaliza Gisele.
Evento prestigiado
Para o egresso da turma de 88 e professor desde 90, o decano Valci Mantovani, é uma honra estar na Unesc comemorando esse meio século da graduação.
“Me formei como técnico de serviços bancários, aqui ao lado, no antigo Centro Interescolar de Segundo Grau (CIS), hoje, Centro Educação Profissional Abílio Paulo (Cedup). Vi que não era a minha área, então comecei a trabalhar na Contabilidade de uma empresa, no setor de agronegócio. Gostei da área e fiz o curso de Ciências Contábeis aqui na Unesc e logo em seguida tive a oportunidade de entrar como professor do curso. De lá para cá, muita coisa mudou. O serviço evoluiu e hoje, o contador, se tornou um assessor do empresário, deixando de ser aquele mero técnico para cumprir a formalidade”, explicou o professor.
Ainda conforme Montovani, o espaço nos momentos de decisão é ainda maior neste novo momento da profissão. “Atualmente o contabilista é um respeitado profissional, se tornando um importante conselheiro de apoio ao processo decisório nas empresas. A Unesc, ao longo desses tempos, foi inovando e hoje nós temos um curso, com toda a base teórica e laboratórios para o exercício real como se estivesse em uma empresa. Aprendendo a fazer folha de pagamento, contabilizando dados, escrituração fiscal e tudo que compete a um contador”, concluiu
Líder sindical
Eduardo Macarini Speck se formou na turma de 2002/2, hoje é o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Criciúma (Sindicont) e fala com orgulho do curso e o construiu como profissional.
“Sempre é agradável e uma honra estar presente nesses momentos aqui do curso de Ciências Contábeis e agora, comemorando seus 50 anos. Nessas ocasiões aproveitamos para unir cada vez mais essas duas instituições que já tem uma caminhada longeva, sempre através de parcerias e ações que desenvolvemos em conjunto. Temos aqui um curso de excelência, que forma profissionais de excelência e conscientes do seu posicionamento, tanto quanto profissional, mas também quanto ao seu papel na sociedade. Após 20 anos da minha formatura, percebe-se um avanço enorme da Universidade como um todo. E isso, certamente reflete também no curso de Ciências Contábeis, no qual constatamos uma formação ampla do profissional com mais recursos tecnológicos. Toda a grade acadêmica oferece ao novo profissional um conhecimento técnico efetivo”, avaliou
Prestigiando a categoria profissional
Quem esteve presente nas comemorações, representando a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina(CRC), Marisa Luciana Schvabe de Morais, foi o vice-presidente da Câmara de Registro,
Édio Silveira.
“A Unesc oferece um curso de referência em nível nacional, com ótimos resultados no exame de suficiência. Aqui na Universidade o Ensino, a Pesquisa e a Extensão são indissociáveis, e percebe-se que o curso de Ciências Contábeis tem um profundo trabalho com a Extensão, com a comunidade externa. Isso é muito bom, é uma excelência e nós percebemos que os egressos são os profissionais bem-sucedidos e estão muito bem qualificados para o mundo de trabalho”, declarou Silveira.
Parceira
“Para nós da Thomson Reuters é um orgulho enorme ter a Unesc e o curso de Ciências Contábeis como nossos parceiros.É um prazer estar aqui nesse evento, comemorando juntos o aniversário desta graduação que nos entrega profissionais altamente qualificados para o nosso mundo do trabalho. Isso é muito importante, acompanhando um curso atualizado e dentro das necessidades da área contábil’, elogiou a gerente sênior do departamento de Recursos Humanos, Juliana Zanetti de Lorenzi.
Música do curso
Ainda durante o evento, foi apresentada a música do curso, composta pelo egresso Paulo César
“Curso de Ciências Contábeis da Unesc – 50 anos de história”
Nosso tempo é agora, nossa voz é presente,
Carregando grande história com um olhar diferente.
Com ciência e ação, a evolução é natural,
Da sala de aula ao meio social.
São 50 anos, meio século a brilhar,
Com pesquisa e afeto para transformar.
Carreiras de sucesso vamos construir,
Formando o contador do porvir…
Pra servir, crescer, e para evoluir.