Geral

Volta às aulas na Unesc: um novo
ciclo de aprendizado e conquistas

Um semestre repleto de oportunidades, reencontros e novos desafios para os estudantes da Universidade (Fotos: Décio Batista/ Mayara Cardoso/ Notuurno)

A Unesc deu início, na manhã de segunda-feira (4/8), ao segundo semestre letivo de 2025 com um ambiente vibrante e repleto de energia, que aqueceu o campus, mesmo diante da chuva e do frio que tomavam a cidade. Mais de 17 mil estudantes, entre veteranos e novos ingressantes, retornaram à Universidade, trazendo consigo uma onda de expectativas, reencontros e a força do calor humano, características que marcam o início de mais um ciclo acadêmico, repleto de novos desafios e conquistas.

Para este semestre, a Unesc celebra a chegada de 1,2 mil novos estudantes, um número expressivo que demonstra o crescente interesse pelo Ensino Superior oferecido pela Instituição. “O campus está vibrando com uma energia incrível. Estudantes retornando às aulas, uns começando um novo ciclo, outros dando continuidade à sua jornada. Assim é a vida acadêmica, a cada semestre novas oportunidades surgem, permitindo que todos possam construir e consolidar seus projetos de felicidade”, disse a reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes.

Gisele ressaltou também a importância da formação acadêmica. “Como sempre digo: uma formação é um dos melhores investimentos que fazemos em nós mesmos. E ao ingressar numa Universidade como a Unesc, damos a nós mesmos a chave para sermos o que desejamos na vida, com o poder do conhecimento que adquirimos”, acrescentou.

A pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Vanessa Moraes de Andrade, enfatizou a importância da colaboração para o crescimento acadêmico. “Na Unesc, nosso trabalho não é feito apenas para a Universidade, mas em colaboração com toda a comunidade. Isso é fundamental, pois contribui para a formação do acadêmico, que vai muito além da sala de aula. O que a Unesc oferece aos seus estudantes é uma formação completa, que se estende para diversas áreas do conhecimento. Hoje, temos mais de 300 projetos em andamento, possibilitando aos acadêmicos atuarem em diferentes frentes. Essas experiências enriquecem a formação e ampliam os horizontes profissionais de todos”, afirmou Vanessa.

Contribuições

Neste dia de retorno às aulas, a Universidade recebeu as rádios Cidade em Dia, Eldorado, Massa e Som Maior, por meio das quais compartilhou histórias de crescimento e realização acadêmica.

A estudante Júlia Gava Sandrini, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), é uma das autoras de um livro que destaca a flora da Serra do Rio do Rastro, resultado de mais de três anos de pesquisa. Durante esse período, a equipe catalogou mais de 300 espécies, algumas das quais são exclusivas da região. “Descobrimos muitas espécies especiais, incluindo uma que só existe na Serra. O livro busca traduzir a grandiosidade da biodiversidade local, além de evidenciar sua beleza única”, detalhou Júlia, uma das participantes dos programas de rádio no campus.

Egressa do curso de Ciências Biológicas, ela vê no livro uma forma de conscientizar sobre a importância da proteção, conservação e restauração da biodiversidade. A personagem Flora, que narra a história dos elementos da Serra, ilustra como esses esforços contribuem para benefícios socioambientais e culturais. 

Realização de sonhos

A estudante de Medicina, Isabella Búrigo Campos, bolsista do Programa Universidade Gratuita, ressaltou o impacto que essa oportunidade teve em seu futuro acadêmico e profissional. 

“Cursar Medicina tem sido uma experiência incrível. A estrutura que a Universidade oferece é de excelência e agora, no segundo semestre, vamos começar a aplicar a teoria na prática, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o que representa um passo fundamental na nossa formação”, afirmou Isabella. Ela também destacou a importância da bolsa para sua trajetória. “Ter entrado pela bolsa foi uma porta de entrada para o meu sonho. Minha família não tem condições de arcar com os custos e ser contemplada com a bolsa no primeiro semestre foi uma chance única de realizar esse sonho tão importante para mim”, falou.

Excelência

A pró-reitora de Ensino Graziela Giacomazzo expressou a importância deste momento, destacando sua felicidade com a chegada de tantos novos estudantes. “Estamos encerrando o primeiro ciclo de quatro anos da Graduação Multi e o resultado está claro no número de ingressantes. A Multi se consolida como um espaço que atende toda a diversidade acadêmica. Hoje, temos um perfil de estudantes de diferentes gerações e idades, o que enriquece ainda mais o ambiente universitário. Além da excelência acadêmica, nosso modelo de ensino oferece uma variedade de componentes curriculares, híbridos, virtualizados e presenciais, o que permite que os estudantes, enquanto estão em processo de formação, também possam estar inseridos no mundo do trabalho. Outro ponto fundamental é a interação constante entre Ensino, Pesquisa e Extensão, que faz da formação acadêmica um processo completo e integrado”, afirmou Graziela.

Transformação

Maria Laura Costa de Freitas, estudante da segunda fase de Pedagogia e presidente do Centro Acadêmico de Pedagogia Paulo Freire, compartilhou sua trajetória com emoção. “Sempre tive o sonho de ser professora. Sou ex-estudante do Colégio Unesc e, desde cedo, tive a oportunidade de vivenciar a experiência universitária. A Pedagogia tem um lugar especial no meu coração. É um curso rico, tanto em formação acadêmica quanto em vivências, transformador e humano. Cresci dentro da Unesc, meus pais trabalham aqui, e sempre sonhei em estudar na universidade. Hoje, estar aqui, no curso que tanto amo, me faz sentir em casa. A Unesc é, sem dúvida, uma família muito especial”, afirmou.

Investimentos

O pró-reitor de Administração e Finanças, José Otávio Feltrin, também ressaltou os investimentos feitos na infraestrutura do campus. José Otávio Feltrin destacou que a Unesc está comprometida com um propósito que busca a excelência, construindo esse caminho de forma colaborativa, envolvendo todos na comunidade universitária. 

“Estamos nos preparando para este semestre com o objetivo de melhorar toda a estrutura do campus. Isso inclui melhorias nas salas de aula, nos espaços externos e também investimentos em qualidade de infraestrutura, lazer e tecnologia. A formação acadêmica de qualidade é um dos pilares da nossa instituição, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente no que se refere ao quarto item. Temos realizado grandes investimentos e estamos implementando projetos audaciosos, com metas para serem cumpridas até 2028”, afirmou.

Manuela Dagostin Reimberg, estudante do curso de Direito e presidente do Centro Acadêmico, compartilhou suas reflexões sobre o retorno às aulas. “A volta às aulas sempre traz um frio na barriga, seja para o calouro ou para o veterano. A Unesc oferece diversas atividades extracurriculares e ambientes de apoio que são essenciais para o equilíbrio entre os estudos e o lazer. Desejo a todos um semestre incrível e tenho certeza de que será mais um período transformador, como sempre é”, afirmou Manuela.

Matrículas ainda abertas

Ainda dá tempo para garantir a vaga na graduação dos seus sonhos. As matrículas estão abertas até 18 de agosto de 2025 e para a maioria dos cursos, não é necessário realizar vestibular — exceto para o curso de Medicina, que exige processo seletivo próprio.

Confira todas as opções de cursos presenciais, seus diferenciais e as formas de ingresso na página unesc.net/graduacao.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo WhatsApp: (48) 99915-0433.

Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc

 

Fotos: Notuurno/Agecom/Unesc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *