
O auditório Ruy Hülse da Unesc foi palco de uma cerimônia marcante, que celebrou a formatura de 51 acadêmicos de diversos cursos, incluindo Arquitetura e Urbanismo; Design; Direito; Engenharia Ambiental e Sanitária; Engenharia Civil; Engenharia de Agrimensura e Cartográfica; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Tecnologia em Design de Moda; Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos; e Tecnologia em Processos Gerenciais.
A Diretora de Atenção ao Estudante da Unesc, Miquele Lazarin Padula, foi quem presidiu a cerimônia. Em suas palavras aos novos profissionais, ela destacou que hoje foi um dia de celebração, de conquista e de sonhos realizados.
“Vocês, que dedicaram tempo, esforço e paixão para chegar até aqui, estão agora prontos para transformar o mundo com o conhecimento adquirido. Cada um representa a esperança de um futuro melhor, cheio de possibilidades e realizações. Lembrem-se de que a jornada não termina aqui. Ela apenas se amplia, convidando vocês a continuarem aprendendo, inovando e contribuindo com suas habilidades e valores”, disse.
“A Unesc é mais do que uma Instituição de Ensino Superior; ela é uma ponte para o crescimento contínuo. Aqui, vocês podem seguir adiante, buscando especializações, programas de mestrado e doutorado, que irão aprofundar ainda mais seus conhecimentos e abrir novas portas para o sucesso. A Universidade está sempre ao lado de vocês nessa caminhada de evolução e transformação. Sejam sempre motivados pela curiosidade, pela ética e pelo compromisso com a excelência. O mundo precisa de profissionais dedicados, criativos e humanos, como vocês”, concluiu Miquele.
Trajetórias de conquistas e novos começos
Ana Celina da Silveira Soares, formada no curso de Gestão de Recursos Humanos, compartilhou sua experiência. “Pra mim, foi uma experiência completamente nova. A Unesc tem uma diversidade muito grande, tanto cultural quanto em termos de oportunidades. A educação é de qualidade, e as pessoas realmente te valorizam. Se você precisar de ajuda, eles estão sempre dispostos a apoiar. A Unesc, de fato, é muito abrangente em diversos aspectos”, comentou.
Ana, natural do Rio de Janeiro e residente em Criciúma há oito anos, revelou sua próxima etapa profissional. “Hoje, vou sair daqui com uma grande conquista. Segunda-feira começo na minha área de Recursos Humanos. Isso representa uma nova etapa pra mim, uma realização importante. Estar aqui hoje, nesse momento, já é uma grande vitória”, acrescentou ela, que estava ao lado dos familiares.
Hellen Saturnino de 23 anos, formada em Design pela Unesc, mencionou um pouco sobre sua trajetória acadêmica e seus primeiros passos no mundo do trabalho. Atualmente com design de estampas, ela é responsável pela criação das estampas, que depois seguem para serigrafia. Sua trajetória começou com o estágio de nove meses no Marketing da Universidade. “Foi uma experiência marcante, pois aprendi muito com a equipe. Quando entrei, não sabia nada, mas tive muito apoio e isso fez toda a diferença”, relembra Hellen, destacando o apoio que recebeu ao longo do caminho.
Ao se preparar para a formatura, ela reflete sobre o que a Unesc representa para ela. “É um dia de felicidade, mas também de uma certa saudade. Vou sentir falta da rotina de estudar, de aprender e dos amigos”, diz ela, destacando que, embora seja o fim de um ciclo, este momento também marca o início de uma nova fase em sua vida profissional.
Calena de Lima Guimarães, de 21 anos, natural de Porto Alegre e residente em Criciúma há 10 anos, falou da sua alegria pela nova fase profissional. Ela, recentemente, encerrou seu estágio como design no Centro de Inovação Criciúma (CRIO), e iniciou uma nova fase profissional no Hospital São José, também como design.
Ao falar sobre sua trajetória na Universidade, Calena reflete sobre o que a Unesc representa para ela neste momento. “Foram 3,5 anos intensos. Ao mesmo tempo em que sinto uma grande felicidade por ter chegado até aqui e concluído esse ciclo, também bate uma pontinha de tristeza e saudade. Vou sentir falta da rotina de estudos, de ver os colegas, interagir com os professores e até mesmo com estudantes de outros cursos. Isso já faz falta”, diz.
Sonho
Desde a infância, a arquitetura esteve presente na vida de Laura Janice Scarpato, de 23 anos é de Cocal do Sul. O pai é da área da construção. Durante o Ensino Médio, fez o técnico em Edificações e, logo após, decidiu seguir o caminho da arquitetura. “Hoje, estou finalmente realizando o sonho da minha vida. Eu sempre quis isso, era meu grande objetivo”, diz, com os olhos brilhando de felicidade.
Durante toda a graduação, Laura estagiou, uma experiência que começou no primeiro semestre, graças ao conhecimento prévio adquirido no curso técnico. “Já tinha uma base nos softwares e no dia a dia da profissão, o que me ajudou muito a começar o estágio logo. E, até o último dia, estagiei”, relembra.
Agora, com a formação concluída, ela se prepara para dar um passo importante em sua carreira. “Quero seguir como profissional liberal e começar a atuar de forma autônoma, tocando minha carreira. Isso é algo que sempre sonhei”, diz com determinação.
- Fotos: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc