
A Unesc realiza nesta quinta e sexta-feira (24 e 25/7), no Auditório Edson Rodrigues da Universidade, o Seminário Integrado para o Fortalecimento dos Programas de Pós-graduação (SIFOP), com o objetivo de fomentar o debate sobre as diretrizes e experiências relacionadas aos Programas de Pós-graduação stricto sensu. O evento visa ainda promover a qualificação e o desenvolvimento dos programas da Instituição, alinhados às necessidades regionais e nacionais.
Com inscrições abertas no site oficial da Unesc (https://www.unesc.net/sifop), o seminário conta com a participação de especialistas, acadêmicos, gestores e autoridades da educação superior. A cerimônia de abertura será realizada nesta quinta-feira, às 9h, e contará com a presença de autoridades da Universidade e representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
A reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes, destaca a importância do evento para o fortalecimento da pós-graduação na Instituição. “Este evento representa um marco importante para a nossa Instituição, pois é uma oportunidade de reunir especialistas, acadêmicos e gestores em torno deste tema. Estamos empenhados em garantir que os Programas de Pós-graduação da nossa Universidade continuem a se desenvolver de maneira responsável e comprometida com a ciência, tecnologia e inovação”, afirmou.
Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Vanessa Moraes de Andrade, o Sifop é um momento muito especial de encontro da comunidade acadêmica de pós-graduação. Conforme ela, a proposta do seminário é fortalecer ainda mais os programas da Universidade, por meio de reflexões e trocas sobre temas estratégicos, como internacionalização, inteligência artificial, políticas da Capes e oportunidades de fomento.
“Serão dois dias intensos, com a presença de representantes da Capes, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e especialistas de referência nacional. O objetivo é criar um espaço de diálogo qualificado e colaborativo, em que docentes, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos possam se inspirar, se atualizar e construir, juntos, caminhos para uma pós-graduação cada vez mais conectada com os desafios da ciência e da sociedade”, descreveu Vanessa.
Já a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, Sabrina Arcaro, reforça o impacto da iniciativa. “Este seminário é um evento fundamental para o fortalecimento dos nossos programas de pós-graduação. A participação dos nossos pesquisadores e estudantes é de suma importância, pois teremos a oportunidade de dialogar diretamente com representantes da Capes sobre internacionalização e sobre as novas diretrizes de avaliação e fomento para as universidades comunitárias. Além disso, a presença da Fapesc, nossa grande parceira, reforça o compromisso com a transparência na prestação de contas e a ampliação das oportunidades de financiamento para nossos projetos”, disse.
Programação
Entre os temas abordados no seminário estão os Programas de Internacionalização da Capes, que será apresentado pelo professor doutor Rui Vicente Oppermann, da Diretoria de Relações Internacionais da Capes. Também serão discutidos os avanços e perspectivas da pós-graduação stricto sensu no Brasil, com foco na atuação da Capes e no fomento para universidades comunitárias, com a participação do Prof. Dr. Alexandre Marafon Favero, da Diretoria de Programas e Bolsas no País (DPB) da Capes.
Outro destaque será a palestra sobre a importância das ações de popularização da ciência na pós-graduação stricto sensu, apresentada pela professora doutora Sabine Righetti, que abordará o papel da disseminação do conhecimento científico para além dos muros acadêmicos.
Na sexta-feira, às 10h, o professor doutor Alexandre Ramos, gerente do Observatório Fiesc e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), irá apresentar o tema “A Inteligência Artificial na Produção Científica”.
Das 13h30 às 17h, será realizada a Submissão, Execução e Prestação de Contas Fapesc, com foco no financiamento e transparência na execução de projetos acadêmicos.
A realização deste evento conta com o apoio da Capes, da Fapesc e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).