
Professores da Unesc participaram nesta sexta-feira (18/7) de mais uma etapa do programa Criciúma +25, realizada pelo Governo de Criciúma. Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o evento abordou o terceiro eixo do programa “De Frente para o Futuro, Criciúma +25”, desta vez com foco na saúde. O encontro aconteceu no Centro de Inovação Criciúma (CRIO), e reuniu representantes de organizações sociais, setor produtivo e do poder público.
Focado na criação de diretrizes para os próximos anos, o Criciúma +25 é um projeto de longo prazo para o município, pautado no fortalecimento das principais áreas que impulsionam o desenvolvimento da cidade. A iniciativa conta com a participação dos setores público, acadêmico e produtivo, com base em critérios alinhados a sustentabilidade, inovação e responsabilidade social.
A programação do encontro foi dividida em três momentos. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Thiago Rocha Fabris, iniciou a agenda com uma apresentação sobre “Macrotendências e as Transformações Esperadas para a Saúde”.
Na sequência, a palestra “Saúde em Ciclos: Cuidar da Vida do Nascimento à Longevidade” foi ministrada em duas partes pelas professoras e pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) da Unesc, Lisiane Tuon Generoso e Cristiane Damiani Tomasi.
Os professores de mestrado da Instituição também foram responsáveis pela mediação dos grupos. Ainda participaram do encontro, os docentes Vanessa Iribarrem Avena Miranda; Jacks Soratto; Willians Longen; Joni Márcio de Farias, Carine Cardoso; Valdemira Dagostin; Rosimeri Vieira da Cruz de Souza; Isabel Bierhals; e Maria Madalena Santiago.
Futuro em construção
A iniciativa “De Frente para o Futuro, Criciúma +25” promove encontros entre o poder público, setor produtivo, universidades e organizações sociais para definir estratégias que impulsionem o desenvolvimento do município. O programa é dividido em seis eixos estratégicos, compostos por: Saúde; Desenvolvimento Econômico e Inovação; Educação; Planejamento Urbano; Assistência Social; e Turismo, Esporte e Cultura.