
A Unesc está pronta para viver uma semana de esporte, integração e movimento. De 17 a 23 de julho, a Instituição será palco dos Jogos Universitários Catarinenses (Jucs), que terá a participação de 1,5 mil atletas de 28 universidades em 13 modalidades diferentes. A cerimônia de abertura ocorre às 19h desta quinta-feira (17/7), no Ginásio José Antônio Carrilho.
Com o objetivo de oferecer a melhor experiência para atletas, equipes técnicas e comunidade, a Unesc se preparou de forma intensa nos últimos dias. Foram remanejadas 79 salas de aula para servirem como alojamento, onde ficarão hospedados mais de 1,1 mil atletas de 25 instituições. Banheiros e vestiários passaram por melhorias, e todo o complexo esportivo foi revitalizado, com quadras e campos pintados e iluminados.
“Preparamos cada detalhe para acolher o público que participará deste grande evento. Foram dias intensos de trabalho que transformaram o nosso campus para garantir segurança, conforto e a melhor estrutura para que todos vivam momentos inesquecíveis”, salienta a reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes.
“A Unesc é uma Universidade comunitária que acredita no poder transformador do esporte. Iniciativas como esta fortalecem vínculos, movimentam a economia local e promovem saúde e qualidade de vida. Estamos de portas abertas e convidamos toda a comunidade para prestigiar as competições e vibrar junto com esses jovens que representam o futuro do nosso estado”, acrescenta.
Campus ainda mais bonito e seguro
Os canteiros receberam manutenção e novo ajardinamento que deixa o campus ainda mais bonito e acolhedor. Além disso, bolas, redes, mesas de ping-pong e traves foram renovadas para as competições. A segurança também é prioridade. A equipe dedicada ao serviço foi reforçada e contará com apoio da Polícia Militar, garantindo a tranquilidade para atletas e comunidade acadêmica durante o evento.
“Sabemos que um evento deste porte gera oportunidades e, acima de tudo, promove a integração entre universidades de todo o estado. Estamos falando de mais de 1,5 mil atletas que estarão aqui, para mostrar o talento, a dedicação e representar suas instituições com orgulho. Agradeço a cada pessoa envolvida na organização, desde as equipes da Unesc até os parceiros institucionais, por todo empenho e comprometimento. Tenho certeza de que teremos dias de grandes disputas, mas também de aprendizado, convivência e momentos que ficarão marcados na história de todos os participantes”, comenta o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) e pró-reitor de Administração e Finanças da Unesc, José Otávio Feltrin.
Ele acrescenta ainda que todas as melhorias serão sentidas também pela própria comunidade acadêmica, que também irá usufruir de cada um dos ajustes feitos para melhor.
Competição em diversos locais e impacto econômico
As competições serão realizadas na Unesc; no Ginásio Municipal Walmir Orsi; na Sociedade Recreativa Mampituba; na Satc; no Centro de Treinamentos Antenor Angeloni e no Ginásio de Esportes Adenir Rabello, na Santa Luzia. Entre as modalidades estão Badminton, Beach Tennis, Tênis, Tênis de Mesa, Basquete, Basquete 3×3, Futebol, Futsal, Handebol, Vôlei de Praia, Vôlei e Xadrez.
Além de movimentar o campus, o evento deve aquecer a economia local com o fluxo de atletas, técnicos e torcedores em hotéis, restaurantes e comércio da região. O coordenador do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação da Unesc, Afonso Valau Junior, enfatiza que ao permanecer na cidade por uma semana, os mais de 1,5 mil participantes dos Jucs utilizam os serviços locais, o que gera um efeito multiplicador. “Os investimentos se espalham pela cidade e pelos mais variados setores econômicos. Além do impacto imediato, esse tipo de evento reforça a imagem de Criciúma como uma cidade universitária e de eventos, o que abre portas para novas oportunidades no setor de turismo e serviços. Pelas estimativas de experiências similares, a movimentação financeira gerada pode, facilmente, ultrapassar a casa de R$ 1 milhão, considerando os impactos diretos e indiretos na economia local”, ressalta.