
A tarde dessa quinta-feira (10/7), marcou o início de um novo momento para o projeto Comunidade de Aprendizagem, que é desenvolvido pela Pró-reitoria de Ensino da Unesc (Proen). Ontem, o terceiro grupo, formado pelos professores Alfredo Engelmann Filho, Ana Rosado Teixeira, Fabrizio Guinzani e Mônica Ovinski de Camargo Cortina, realizaram a primeira de um total de três apresentações de responsabilidade da equipe. Por meio de diversas dinâmicas, as discussões desta semana ocorreram em torno do tema Interdisciplinaridade, o que possibilitou diversas reflexões entre os participantes.
Segundo a professora do curso de Psicologia da Universidade, Ana Rosado, a equipe dela ficou incumbida de desenvolver durante três encontros seguidos, diferentes atividades relacionadas à interdisciplinaridade.
“Buscamos, de forma colaborativa, esclarecer e construir argumentos tanto favoráveis quanto contrários à prática da interdisciplinaridade. Essa reflexão nos permite mapear os fatores que podem dificultar a interlocução entre as profissões e as áreas do conhecimento, ajudando a compreender a relevância e a potência de uma atuação verdadeiramente interdisciplinar”, explicou.
Ana também explicou a importância de estudar sobre o tema dentro da Universidade. Segundo ela, a Universidade é um espaço para que as pessoas dialoguem e construam uma nova realidade, mas para construir essa realidade, é preciso que os indivíduos entendam em qual realidade está inserido, ou seja, quais os fatores que resultaram no momento que vivemos no presente.
“A gente não pode se fechar no universo da nossa expertise e precisamos ter a humildade, o bom senso de buscar conexões, pois as melhores decisões precisam partir do diálogo e de um trabalho que seja colaborativo. Senão, é ilusão e não vai ser possível contribuir para resolver problemas e superar muitas barreiras que a realidade nos impõe”, acrescentou.
Novos encontros
Durante os dias 18 e 25 de julho não haverá encontros da Comunidade de Aprendizagem. Na próxima semana, entre os dias 14 e 18 de julho, os professores da Universidade vão estar participando da Formação Permanente, que também é organizada e aplicada pela Proen.
Já na segunda quinzena, entre os dias 17 e 23 de julho, a Unesc será sede da 68º edição dos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs), na qual a Universidade irá abrigar diversos atletas vindos de diferentes regiões do estado. Com isso, o segundo encontro do grupo três está previsto para acontecer no dia 31 de agosto.