
A relevância da Unesc na formação docente e nas discussões sobre os desafios da aprendizagem será evidenciada mais uma vez no cenário nacional. Professores, egressos e estudantes do curso de Pedagogia e da pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional da Universidade participarão do 13º Congresso Brasileiro de Psicopedagogia e 7º Simpósio Internacional de Psicopedagogia, promovido pela Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), que iniciou nesta quinta-feira (10/7) e termina neste sábado (12/7), em São Paulo.
A programação contará com apresentações de trabalhos científicos e participação em mesa-redonda, refletindo a atuação de destaque da Universidade na área da Psicopedagogia, presente na matriz curricular da graduação e aprofundada por meio da especialização.
A professora Gislene Camargo foi convidada para compor a mesa-redonda “Psicopedagogia no Ensino Superior”, que integra a programação oficial do evento. Além disso, docentes e egressos apresentarão produções científicas que refletem práticas relevantes da Psicopedagogia na educação e na assistência social.
A professora Fernanda Regina Luvison Paim leva o trabalho “Vamos brincar de casinha? Um relato da atuação psicopedagógica no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)”. Já a egressa Elisangela Fraga Rodrigues Collangeli, em coautoria com a professora Rosangela Pereira Cabral, apresentará “A Psicopedagogia na interface entre a maternagem e o déficit de atenção: impactos no desenvolvimento do sujeito”. A professora Gislene também assina o trabalho “Desejo de Ser Psicopedagoga/o: o ensino superior como ponte para a pós-graduação em Psicopedagogia”.
Representando a formação integral oferecida pela Unesc, os estudantes Alysson Fernandes e Issac Manuel de Oliveira foram convidados pela organização do Congresso para realizar a ação cultural de abertura do evento, valorizando a produção artística e cultural como parte essencial da vivência universitária.
A viagem para São Paulo contará com a participação de professores, acadêmicos e egressos, reforçando os vínculos entre graduação, pós-graduação e o compromisso institucional com a produção e a troca de saberes.
Antes da partida, o grupo recebeu o apoio das pró-reitoras da Universidade. A Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Vanessa Moraes de Andrade, destacou a importância da vivência. “Esses momentos são muito importantes. Conversem com outras pessoas, aproveitem as oportunidades de interagir e participar. Olhares diferentes constroem e agregam”, disse.
A Pró-Reitora de Ensino, Graziela Fátima Giacomazzo, também reforçou o valor da iniciativa. “Parabéns a todos pela organização. É uma oportunidade importante. Quando saímos do nosso lugar e conhecemos outras experiências e falas, isso agrega muito. Todo evento tem a parte científica, de interação e também cultural”, complementou.
Aniversário do curso
A coordenadora do curso de Pedagogia, Andréa Rabelo Marcelino, afirma que a participação no congresso é apenas uma das atividades programadas para marcar os 55 anos do curso. “Temos uma trajetória de referência na formação de educadores e na construção de práticas que transformam realidades. Estar nesse congresso com nossos estudantes, professores e egressos é motivo de grande orgulho”, mencionou.
Encerrando a programação em São Paulo, no domingo (13/07), o grupo fará um tour cultural pela cidade, ampliando ainda mais as vivências educativas que integram essa experiência. A viagem integra a programação especial em comemoração aos 55 anos do curso de Pedagogia da Unesc.