
O programa Arte na Escola, Polo Unesc, promoveu mais um encontro para a formação de professores da Rede Municipal de Ensino da cidade de Araranguá. As ações foram sediadas no campus da Universidade, em Criciúma, sendo esse quarto encontro,marcando o encerramento das atividades do primeiro semestre de 2025.
A temática tratou do Planejamento Pedagógico a partir da experiência com a visitação à exposição “Meandros Pedagógicos, caminhos poéticos: Arte, Cultura e Ciência”, coordenada pelo professor Mikael Miziescki em conjunto com os acadêmicos sétima fase do curso de Artes Visuais – Licenciatura.
Cerca de 20 professores se deslocaram para participar de uma manhã, considerada de muitos aprendizados e trocas de saberes. No decorrer das atividades, os participantes iniciaram a qualificação pelo Bloco Z, seguido do Espaço Toque de Arte e conclusão na Sala de Exposições Edi Balod.
Entenda a atividade
De acordo com os organizadores, o encontro foi concentrado em torno da reflexão de dois temas: O Saber Arte e o Saber Ensinar Arte. Segundo o professor Luiz Gustavo Bieberbach Engroff, a formação de professores é o que move o Polo e a parceria com os professores da Rede Municipal de Ensino de Araranguá inspira a fazer mais e melhor pela qualificação do ensino da arte na região.
“Para o próximo semestre esta parceria continua e o movimento do Polo vai se ampliando no seu papel de atender as demandas da comunidade nas diferentes regiões próximo a nossa universidade”, destaca.
Ainda de acordo com Bieberbach, essa parceria tende a se fortalecer mais por meio dos encontros periódicos, diminuindo a distância territorial entre as duas cidades e potencializando as questões do ensino-aprendizagem.
Outras informações
O projeto é uma parceria iniciada em 2024 e os cursos estão sendo ministrados pelos coordenadores do projeto Arte na Escola – Polo Unesc, Luiz Gustavo Bieberbach Engroff e a Mestra Silemar Medeiros da Silva.
Outras informações sobre podem ser obtidas pelo telefone (48) 3431-2555, pelo e-mail artenaescola@unesc.net, ou pelo Instagram @artenaescola.unesc. O atendimento ao público ocorre na sala 1 do Bloco Z, das 13h30min às 18h30min.