Geral

Primeira noite do E-Moda 2025 reúne público no CRIO e abre debates sobre criatividade e tecnologia na moda

A 23ª edição do E-Moda teve início na noite desta terça-feira (08), em Criciúma, com uma programação que destacou a moda como expressão criativa integrada à tecnologia. (Fotos: Novo Texto/Senai)

Promovido pelo curso Superior de Tecnologia em Design de Moda UniSenai/Unesc, o evento segue até quinta-feira (10), reunindo acadêmicos, profissionais da área e a comunidade em uma série de atividades gratuitas e abertas ao público.

O primeiro encontro aconteceu no Centro de Referência em Inovação da Unesc (CRIO), com o painel “Criatividade e Tendências” abrindo oficialmente a programação. O debate contou com convidados do setor da moda e da indústria criativa, que compartilharam suas visões sobre os caminhos da inovação e a importância de uma moda conectada com recursos tecnológicos, comportamento, identidade e propósito.

As painelistas Joice Fabiana da Silva Parra, do Instituto Senai de Tecnologia Têxtil, e Victória Fernandes, Coordenadora Técnica de Design Senai CETIQT, trouxeram debates sobre a tecnologia na moda e uso de recursos com IA para mais praticidade, agilidade e sustentabilidade no processo criativo.

Já o diretor criativo, fashion decor e lifestyle expert, Giovanni Sartori, levantou questões sobre a comunicação dentro da moda, focando na presença digital e na evolução das formas de linguagem dentro do setor.

Charlene Vicente Amâncio Nunes, coordenadora do curso de Design de Moda UniSenai/Unesc, comenta sobre o primeiro dia de E-Moda. “Tivemos a grata satisfação de poder contar com três painelistas que são profissionais de referência e que trouxeram muito conteúdo sobre a inteligência artificial aplicada à moda, destacando a importância do equilíbrio entre esses recursos e a atuação criativa do próprio profissional. E fechamos esse primeiro dia com a apresentação dos projetos dos alunos, que se dedicaram intensamente durante um ano para esse trabalho em específico e puderam compartilhar conosco como foi essa vivência “, destaca Charlene.

O evento continua nesta quarta-feira (09), novamente no CRIO, a partir das 19h, com o tema “Inovação e Moda Social”, abordando como a moda pode gerar impacto positivo por meio de práticas sustentáveis e inclusivas.

Já na quinta-feira (10), o ponto alto da programação será o tradicional Desfile de Moda, às 19h30, no Let’s Drop, com apresentação das coleções autorais dos alunos da 7ª fase do curso.

A entrada para o desfile será gratuita mediante a doação de uma peça de roupa usada em bom estado, que será revertida a instituições sociais. Todas as atividades também podem ser acompanhadas ao vivo pelo canal da UnescTV no YouTube: youtube.com/c/UnescTV. As inscrições seguem abertas pelo link: bit.ly/EModa2025.

 

Colaboração: Novo Texto/Senai

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *