Geral

Palestra sobre raio X encerra exposição do Museu da Odontologia na Unesc com aula sobre mitos e realidade

O evento ocorreu na manhã desta segunda-feira (7/07), no Bloco S, da Universidade

Encerrando uma temporada de aprendizado e memória, a Unesc recebeu, nesta segunda-feira (7/7), a palestra “Mito e Realidade do Raio X”, ministrada pelo professor doutor Delmo Tavares. A atividade integrou a programação de encerramento da exposição “A história como ferramenta educativa”, promovida pelo Museu da Odontologia de Santa Catarina (MOSC), e marcou o fim da estada do acervo na Universidade.

A aula especial contou com a presença de estudantes, professores e integrantes do MOSC, liderada pelo presidente da entidade, Casimiro Manoel Martins Filho. Um dos destaques foi a exibição de um cabeçote de aparelho de raio X cortado, permitindo ao público observar seu funcionamento interno, peça produzida pelo técnico Gilberto Martins e incorporada recentemente ao acervo do museu.

De acordo com a coordenadora do curso de Odontologia da Unesc, Morgana Francisco Machado Guzzatti, a presença do acervo na Instituição representou uma oportunidade única de aproximação com a história da profissão.

“Foi um privilégio receber essa exposição. Ela proporcionou aos acadêmicos, professores e à comunidade a chance de conhecer de perto a evolução dos equipamentos odontológicos e compreender como os avanços tecnológicos impactaram diretamente a prática clínica, tornando os atendimentos mais assertivos, indolores, discretos e rápidos”, destacou.

Jornada

A exposição integrou a programação da 13ª Jornada Acadêmica do curso de Odontologia e foi realizada com apoio da professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, coordenadora do Museu de Zoologia da Unesc (MuZoo), e sua equipe, que colaboraram na organização e montagem do espaço.

Pela primeira vez desde sua criação, em 2019, o MOSC trouxe parte do seu acervo para ser apresentado na Unesc. A mostra foi aberta oficialmente no dia 27 de maio, no Bloco S da Universidade, reunindo professores, estudantes e representantes da Academia Catarinense de Odontologia (ACO).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *