Esportes

Unesc finaliza preparativos para receber mais de 1,5 mil atletas nos Jogos Universitários Catarinenses

Congresso Técnico define os detalhes da 68ª edição do evento, que ocorrerá de 17 a 23 de julho e promete movimentar Criciúma e o campus da Insituição (Fotos: Éverton Horácio e Arquivo/Agecom/Unesc)

De 17 a 23 de julho, Criciúma será palco dos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs), que neste ano a Unesc será anfitriã. O evento reunirá cerca de 1,5 mil atletas, distribuídos em 13 modalidades, e promete movimentar o cenário esportivo universitário do estado.

Em preparação para a competição que é considerada uma das principais vitrines do esporte universitário catarinense e classifica os vencedores para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que reúnem instituições de Ensino Superior de todo o país, a Unesc realizou o Congresso Técnico que definiu os detalhes do evento.

Ao todo, 28 universidades estarão presentes e distribuídas em modalidades como Badminton, Beach Tennis, Tênis, Tênis de Mesa, Basquete, Basquete 3×3, Futebol, Futsal, Handebol, Karatê, Vôlei de Praia, Vòlei e Xadrez. “Sediar os Jogos Universitários Catarinenses é motivo de orgulho para a Unesc. Estamos preparando cada detalhe com muito cuidado para receber atletas de todo o estado, com estrutura de excelência, acolhimento e ambiente propício não somente para a competição, mas também para a integração, a troca de experiências e o fortalecimento do esporte universitário. Serão dias intensos, que irão movimentar nosso campus e nossa cidade e reforçar o papel da Unesc como protagonista no desenvolvimento regional, também por meio do esporte”, comenta o pró-reitor de Administração e Finanças e presidente da Comissão Organizadora dos JUCs, José Otávio Feltrin.

As disputas acontecem nos espaços esportivos da Unesc, Satc, Mampituba e no Ginásio da Fundação Municipal de Esportes. Já as modalidades de Judô e Natação serão em Santo Amaro da Imperatriz e Florianópolis, respectivamente.

Realização

A realização é fruto da parceria entre a Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU), Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Unesc, Governo do Estado de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Prefeitura de Criciúma e Fundação Municipal de Esportes (FME).

Para a reitora em exercício Gisele Coelho Lopes, os jogos colocam a região Sul do estado em evidência, pois se trata de uma grande competição. “É uma oportunidade de mostrarmos a força do Sul catarinense, da Unesc e da cidade de Criciúma como referência em educação, esporte e acolhimento. Receber os Jogos Universitários Catarinenses é uma satisfação para nós. É também um reconhecimento da estrutura e do nosso compromisso com o esporte, com a formação cidadã e com a valorização da vida universitária. Mais que competição, os JUCs representam integração, superação e pertencimento ao ambiente acadêmico”, afirma.

A Cerimônia de Abertura dos Jucs acontecerá no Ginásio José Antônio Carrilho, a partir das 19h do dia 17/7.

O coordenador do setor de esportes da Unesc, Fagner Viana, enfatiza que, além de proporcionar uma grande vivência aos acadêmicos, seja no âmbito do Ensino quanto no esportivo, a Unesc é referência em investimentos na área esportiva. “O esporte movimenta, muda e também transforma a vida de todos. A nossa Instituição tem um grande cuidado quanto ao assunto, sendo que sempre realizamos investimentos no setor esportivo para que possamos representar bem o município e a região”, cita.

O presidente da Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU), Manoel Obdulio Rebelo, destaca que a competição estadual é uma porta de entrada para os Jogos Universitários Brasileiros (Jubs). “Estamos empolgados com a animação da Unesc e tenho certeza que esse será um dos melhores jogos que tivemos desde 2005, quando iniciamos a competição”, fala.

Rebelo, também relatou que o estado está entre as três melhores federações do Brasil, sendo o único integrante da Federação com todas as equipes masculinas e femininas das modalidades coletivas, como vôlei e basquete, na primeira divisão.

“É um fato diferenciado. Somos considerados um dos melhores do país o que nos enche de orgulho. Além disso, temos o auxílio financeiro estadual, o que é indispensável. Apenas neste ano, o Governo Estadual investiu cerca de R$ 200 mil para os JUCs e mais 700 mil para os JUBs”, conclui.

Ciência no esporte

A Unesc é referência em Pesquisa no estado e no país, por isso, por meio do curso de Educação Física, irá se dedicar à alguns estudos durante o evento esportivo. Conforme o coordenador do curso, Joni Márcio Farias, será proposta a análise dos impactos do esporte universitário na vida dos atletas.

“A nossa intenção é avaliar quanto o esporte pode contribuir para a formação profissional e humana. O responsável por desenvolver os estudos será o Grupo de Extensão e Pesquisa em Exercício e Saúde (Gepes). Ao promover esse evento a Unesc permiti que nossos estudantes vejam na prática o desenvolvimento do esporte, o que inclusive é uma forma de promover a Extensão”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *