
Os acadêmicos do curso de Design da Unesc foram à instituição Nossa Casa, em Criciúma, para a apresentação e entrega dos projetos desenvolvidos ao longo do semestre dentro da disciplina de Design Social. A atividade, orientada pelas professoras Stela Maris Ruppenthal e Eliane Vanildo, teve como objetivo propor soluções criativas e funcionais para demandas identificadas na comunidade atendida pela entidade, que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
A visita marcou o encerramento do ciclo iniciado com um diagnóstico feito pelos estudantes durante uma visita anterior. A partir da escuta ativa e da observação do cotidiano das crianças, os acadêmicos mapearam carências e propuseram alternativas por meio do Design Social, área que une criatividade e compromisso social.
A disciplina é parte curricular obrigatória do curso e considera a Extensão universitária como um dos componentes da formação acadêmica. Ao longo do semestre, os estudantes realizaram atividades que exigiram a aplicação de conhecimentos técnicos em contextos coletivos.
Além dos projetos apresentados, eles estudaram conteúdos relacionados ao empreendedorismo social. Como parte das atividades, elaboraram planos de negócios e criaram, de forma hipotética, empresas sociais baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“Esse tipo de vivência proporciona uma compreensão profunda sobre a função social do design, além de estimular a empatia, o senso crítico e a criatividade voltada para o bem comum”, enfatiza a professora Stela Maris Ruppenthal.