
Com direito a cenários, músicas, jogos e até a presença simbólica dos apresentadores Gugu Liberato e Silvio Santos, o grupo dois, formado pelas professoras Cibele Beirith Figueiredo Freitas, Cláudia Peluso Martins, Louise Miron Roloff e Maria Julia Frydberg Correa Angeloni, concluiu a quarta e última apresentação relacionada ao estudo de diferentes metodologias de ensino. O tema abordado nesta quinta-feira (3/7), foi a gamificação, o que envolveu desafios e recompensas para os participantes que foram divididos em dois times: azul e amarelo.
Segundo a professora Cláudia Peluso, que durante o encontro interpretou o apresentador Librelato, essa modalidade torna o aprendizado mais envolvente e participativo, na qual todos podem aprender por um método mais divertido e que possibilita uma maior interação de quem participa.
“Nossa atividade atingiu os objetivos propostos. Os participantes realmente entraram no jogo, competiram ponto a ponto, interagiram, discutiram, e muitos revisaram os conceitos abordados nos três encontros anteriores, cujo foco estava centrado nas Metodologias de Ensino”, comentou.
A docente também destacou que o final do encontro gerou reflexão sobre a metodologia de gamificação, ampliando, dessa forma, a melhoria e condução da prática docente dos integrantes Comunidade de Aprendizagem, o que fundamenta um dos pilares do projeto desenvolvido pela Pró-reitoria de Ensino da Unesc (Proen).