
Um dia de clima gelado, mas com muito calor humano. Foi com apresentações, contação de histórias e um delicioso café coletivo, que na tarde desta terça-feira (1/7), diversos avós foram acolhidos pelos netos dos terceiros anos iniciais, professores e coordenação do Colégio Unesc. A ocasião serviu para celebrar a oitava edição do projeto “Chá dos Avós e Memórias”, comemorado pela instituição e que foi organizado por meio das auxiliares administrativas Samira Braz e Amabile Da Silveira Ferreira.
Segundo Amabile, trata-se de um momento de inclusão entre escola e família, com o objetivo de demonstrar a gratidão por aqueles que, na maioria das vezes, ajudam na formação humana e social dos netos. “Buscamos sempre estar conectados com as famílias e queremos caminhar juntos”, afirmou.
Aspectos pedagógicos
As crianças que participaram da atividade de homenagens aos avós, são alunos das professoras Paula Just e Daniela Freitas. As docentes comentaram sobre a importância de haver atividades que celebram o acolhimento da pessoa idosa. Segundo Paula, é um momento importante tanto nos aspectos pedagógicos como também no emocional, porque apesar de ter sido concluído, o tema já vinha sendo abordado há vários dias em sala de aula com produções literárias e outros materiais.
“É um projeto que contém intencionalidade, o que ajuda no ponto de vista escolar, sem falar que é um projeto fofo em que percebemos um olhar de gratidão nas crianças e também nos avós e me faz sentir extremamente realizada”, comentou.
Já na perspectiva da professora Daniela, além de ser algo afetivo, foi especial, pois diversos familiares vieram de outros estados como o Rio Grande do Sul e o Paraná, apenas para poder se reencontrar com os netos.
“Muitos puderam matar a saudade e tomar um ‘cafézinho’ com seus avós, mas também foi positivo porque, durante as aulas, cada criança trouxe um pedaço de retalhos em tecidos e, a partir disso, confeccionaram desenhos afetivos com os avós, que no fim do evento foi sorteado como lembrança de toda a classe”, destacou.
Uma tarde de afetos
Uma das avós participantes foi a senhora Neusa da Silva, que foi prestigiar o neto, Abner Linhares da Silva. Segundo ela, que é residente de Criciúma e mãe de filho único, essa foi a primeira vez que participou da atividade. “Achei as apresentações lindas e emocionantes. Ele é meu orgulho, e sempre me visita em minha casa”, disse.
Quem também contemplou o momento, foram as senhoras Irene Dos Santos Virtuoso e Marli Roque Colombo. Elas foram passar um momento com a neta, chamada, Laís Colombo. “Fiquei muito contente quando recebi o convite em casa, pois acho que é uma ação muito criativa da escola”, destacou Irene.
Por sua vez, Marli disse que já havia visitado a instituição em outros eventos e que percebe os esforços da escola em querer aproximar a família. “Ela é uma menina muito inteligente e carinhosa. Desejo que continue sempre sendo assim”, completou.
Escola e família
De acordo com a coordenadora pedagógica dos anos iniciais, Patrícia Stanger Cardoso, a atividade já vem sendo desenvolvida há dois meses com as crianças dos terceiros anos e que serve para resgatar memórias e que diversas atividades foram produzidas para que esse momento fosse produzido.
“Proporcionar esse “Chá dos Avós” mostra um pouquinho do contato da escola com a família, né? trazer um pouquinho dessa vivência, dessa afetividade que os avós têm e traz um abraço carinhoso, né? De mostrar para eles o quanto eles são importantes na memória dos seus netos”, destacou.