Eventos

Professor da Unesc fala sobre protagonismo juvenil na Conferência pelo Meio Ambiente

José Carlos Virtuoso abriu a etapa regional da VI CNIJMA com palestra sobre a crise climática e o papel transformador de crianças e adolescentes. (Fotos: Divulgação).

A Unesc participou da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), etapa regional, realizada nessa segunda-feira (30/6), no auditório principal da ACIC, em Criciúma. A Universidade foi representada pelo professor José Carlos Virtuoso, que fez a palestra de abertura do evento, abordando o tema “Protagonismo Infantojuvenil no enfrentamento da Crise Climática”. Na oportunidade, foram escolhidos os quatro projetos, entre 47 concorrentes, que representarão a região carbonífera na etapa estadual da conferência, prevista para agosto, em Florianópolis.

A etapa regional da 6ª CNIJMA teve a coordenação da Coordenadoria Regional de Educação e Criciúma (CRE) e mobilizou centenas de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de 50 escolas da região. Foram vencedoras as escolas EEB Abilio Cesar Borges, de Nova Veneza, com o projeto “Gamificação e Justiça Climática: o potencial educacional do Roblox”; a EEB Barão do Rio Branco, de Urussanga, com o projeto “Perda da biodiversidade”; e E.E.B.M. Vicente Guollo, de Morro da Fumaça, com o projeto “Reciclagem e geração de renda para os moradores do bairro Naspolini, em Morro da Fumaça”, e a EEF Lucas BezBatti, de Urussanga, na modalidade de escola rural, com o projeto “Reflorestamento da árvores nativas da Mata Atlântica”. Caberá a um representante de cada escola apresentar o seu projeto na etapa estadual, na condição de delegado.

Durante sua apresentação, Virtuoso enfatizou a importância da participação de crianças e adolescentes na busca de soluções criativas para o enfrentamento das mudanças climáticas. Ele citou histórias inspiradoras como a do menino africano William Kamkwamba, que no início dos anos 2000 criou uma pequena usina eólica e ajudou a levar água para as plantações de seu vilarejo, em Wimbe, na República do Malaui. E também da adolescente brasileira Clara Gentil, que com 14 anos em 2019, mobilizou sua escola e comunidade para promover restauração ecológica em Santarém e Alter do Chão, no Pará, depois da destruição de 1,2 hectares de florestas por queimadas. Ela mobilizou um grupo plantava até 75 árvores por dia, além de engajar colegas, professores e famílias na replantação da região alvejada. “Crianças de jovens não são o futuro, mas o presente, podendo contribuir concretamente para o enfrentamento dessa crise climática”, afirmou.

A participação da Unesc na CNIJMA também se deu na fase preparatória, com a realização de 16 palestras pelo professor Virtuoso, contemplando alunos de 25 escolas estaduais e municipais dos municípios de Morro da Fumaça, Urussanga, Lauro Muller, Cocal do Sul, Içara e Criciúma.

“A participação dos diretores, professores e alunos foi fundamental para o sucesso desse evento que colocou a educação numa posição de grande protagonismo na abordagem de um tema tão relevante e urgente”, avaliou a coordenadora da CRE de Criciúma, Ronise Cristina Guimarães. Por sua vez, a coordenadora da 6ª Conferência e comissão organizadora da etapa regional, Dilcineia  Nazário Fernandes, destacou o apoio interinstitucional como fundamental para o sucesso da conferência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *