Ações Comunitárias

Unesc recebe exposição
“Entre tons e texturas – Vivências no Espectro”

No mês em que se comemora o Orgulho Autista, a Unesc recebe exposição com obras de 16 artistas, para celebrar o direito de ser quem se é — com autenticidade, apoio e dignidade. (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

A Unesc, através da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, em parceria com a Organização Neurodiversa pelos direitos dos Autistas (Onda AutismoS), recebeu na noite dessa terça-feira (24/6), a exposição “Entre Tons e Texturas – Vivências no Espectro”, alusiva ao Orgulho Autista, comemorado no último dia 18 deste mês. Dezesseis artistas, reunidos, apresentaram seus trabalhos no hall principal do Bloco Administrativo.

Segundo a conselheira da Onda AutismoS, Elaine Cardoso, foi com imensa alegria e orgulho a apresentação dos trabalhos. “Este é um espaço onde a arte se torna voz, caminho e expressão de identidade. Celebramos algo muito maior do que obras expostas em paredes. Celebramos vivências únicas, sensibilidades plurais e talentos que muitas vezes não encontram espaço na sociedade. Aqui, na Unesc, esses artistas não apenas mostram o que criaram, mas também o que sentem, o que pensam e como enxergam o mundo, cada um à sua maneira”, comentou a conselheira.

A exposição foi organizada com o auxílio dos acadêmicos do curso de Artes Visuais,Caroline Simone Garbelotti Pereira e Vitoriano Corrêa, e faz parte de mais duas ações que serão realizadas pela Diretoria em alusão ao mês do Autismo, com o objetivo de mostrar para todos que desejam compreender e valorizar a diversidade humana em sua forma mais sensível e verdadeira.

Representando a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Sheila Martignago Saleh, a assistente técnica Bruna Ferreira dos Santos Crispim destacou a importância dessa ação social. “Estamos fazendo esta mostra na qual as pessoas com autismo são os artistas. O campus universitário é um espaço comunitário e a Universidade é sempre parceira nessas causas”, comentou Bruna.

O artista de 16 anos Thiago Pignatel Teixeira trouxe para a exposição seus diversos trabalhos como: livro, bonecos construídos em massa biscuit e a sua técnica apurada de retratista. Para ele é sempre bom poder mostrar suas obras.

“As minhas obras exploram a individualidade por meio de personagens únicos, animais antropomórficos, robôs, humanos, muitos deles lutadores, que expressam sua identidade por meio de seus estilos, atitudes e posturas. É uma forma de mostrar que cada um carrega sua própria estética, seus conflitos e sua maneira de se colocar no mundo, mesmo que em silêncio. A arte busca representar como aparência e expressão se entrelaçam com emoção, luta interna e relações com os outros”, detalhou Thiago, na descrição do seu trabalho artístico.

Artistas da Associação Pais e Amigos de Autistas(Ama), que participaram da Exposição:

Beatrys Sant Anna Allein
Douglas Rodrigues
Kitania Godinho Kurtz
Felipe Davi Neves Deger
Francisco Dias
Gabriéle Cechinel Rodrigues
Giovana Cantelli Nunes Côrtes Jaci
Luciana de Cássia Geremias Gonzalez
Luiz Felipe de Albuquerque Feliciano
Maik Rafael Alves dos Santos
Nathan Victor de Bem
Taínara
Vitoria Alice
Yasmin do Prado Figueiredo
Tatieli Bertoldo

Próximas ações:

26/06 – Quinta-feira – 16h às 17h – Sala 206 – Bloco XXI A

Roda de conversa: Autistas na universidade: experiências, saberes e caminhos –
Aberto para pessoas autistas acadêmicas (de áreas diversas), professores autistas da UNesc e pessoas autistas convidadas.
Grupo TEA – Eu Te Escuto

30/06 – Segunda-feira – 19h – Auditório Edson Rodrigues

Roda de Conversa: Inserção da Pessoa Autista no Mercado de Trabalho – Diálogo e troca de experiências sobre inclusão e diversidade no ambiente profissional.
Link de inscrição: (haverá declaração de participação com horas)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *