Geral

Unesc participa do Seminário de Transição Energética, Energia Solar e Cooperativismo

O coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM), Oscar Rubem Klegues Montedo, representou a Unesc na manhã deste sábado (24/5), no auditório João Luiz Novelli da Satc, no Seminário de Transição Energética, Energia Solar e Cooperativismo, promovido pelo deputado federal Pedro Uczai.

Segundo o deputado, o objetivo do Seminário é discutir com as lideranças, estudantes e profissionais da área, principalmente de Santa Catarina, sobre as energias renováveis que se contrapõem e antagonizam com as energias fósseis.

“Estamos dialogando com nossa sociedade brasileira e catarinense sobre energia e Leis. Entre as energias renováveis que se contrapõem às energias fósseis, que produz mudança climática, aquecimento global e desastres ambientais no mundo, vamos defender energias renováveis, as eólicas, solar, de biomassa, que prejudicam menos o meio ambiente. E, por meio desse Seminário, vamos buscar entender melhor o cenário e ajustar a política energética do Brasil, com a criação de novos segmentos, como a do cooperativismo de energia solar”, explicou Pedro Uczai.

Parceria

O coordenador adjunto e pesquisador do PPGCEM aproveitou a oportunidade para confirmar o apoio e a parceria da Unesc nesta iniciativa do deputado.

“Em nome da nossa vice-reitora, Gisele Coelho Lopes, reforcei ao deputado que pode contar com a Universidade. Destaquei a necessidade de recursos governamentais para a pesquisa, desenvolvimento e inovação, P&D. Porque esses recursos são fundamentais para se desenvolver tecnologia de alto nível. E, para tanto, temos um Parque Científico e Tecnológico (Iparque) e pesquisadores qualificados, mas precisamos de recursos financeiros para desenvolver essas tecnologias em parceria com a indústria local. Nos colocamos à disposição do deputado e a Unesc como parceira nessa iniciativa para discutir políticas públicas, para desenvolver temas e projetos de P&D e para captar recursos. Enfim, que ele pode contar conosco, porque o tema Transição Energética Justa no Sul catarinense é um tema de interesse também da Unesc junto à nossa comunidade”.

O pesquisador ainda contribuiu durante o seminário compartilhando informações sobre algumas linhas de pesquisas que estão sendo desenvolvidas no IParque.

“Sobre a transição energética, comentei sobre a capacidade e o potencial que a Unesc tem, por meio de seus programas de pós-graduação, do Iparque e de seus pesquisadores, em desenvolver projetos para a transição energética justa, que possam ser executados na região Sul do estado de Santa Catarina. Como existem muitos projetos e ideias sendo desenvolvidas pelo grupo de pesquisadores do PPGCEM, apresentei alguns exemplos que foram concebidos para desenvolver produtos de alto valor agregado a partir do carvão, que, ao invés de gerar CO2 pela queima do carvão, podem fixar o carbono em produtos de elevadíssimo valor de mercado”, comentou.

Outro exemplo citado por Oscar Montedo é a pesquisa sobre a produção de grafita ou grafite a partir do carvão mineral. “Dentre as várias aplicações nobres que se tem para esse material, destaca-se o emprego em baterias de íon-lítio. O grafite ou a grafita é um dos componentes dessas baterias e, como o consumo de baterias tem crescido muito em todo o mundo, nós temos a oportunidade aqui, na nossa região, de utilizar o nosso carvão para produzir grafite”, concluiu Oscar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *