Ações Comunitárias

Unesc leva para a praça Nereu Ramos o
“Dia Nacional de Conscientização sobre a Esquizofrenia”

Pesquisadores e acadêmicos do Laboratório de Psiquiatria Translacional orientaram os transeuntes sobre o transtorno mental (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

No Dia Nacional da Conscientização sobre a Esquizofrenia, lembrado neste sábado (24/5), o Laboratório de Psiquiatria Translacional do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), marcou presença na Praça Nereu Ramos, no Centro de Criciúma, para alertar a população sobre o transtorno esquizofrênico. A data chama a atenção para a Lei nº 14.860/2024, que visa a inclusão social e combater preconceitos e estereótipos sobre os pacientes com o transtorno.

Pesquisa

Segundo a pesquisadora e professora Alexandra Zugno, o objetivo da ação comunitária é chamar a atenção para a esquizofrenia.

“Também estamos explicando sobre o transtorno e divulgando o nosso Grupo de Pesquisa. Aproveitamos as abordagens para recrutar paciente e também pessoas controle, que são pessoas que não têm o transtorno e que podem nos ajudar a entender a esquizofrenia”, explicou a pesquisadora.

Segundo o Ministério da Saúde, conforme dados levantados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 1% da população mundial é atingida pela doença mental considerada crônica e grave, sendo o transtorno a terceira causa de perda da qualidade de vida entre indivíduos com idade de 15 a 44 anos.

Novo despertar

Para o acadêmico da quinta fase do curso de Medicina, Mateus Agostinho, a participação no Laboratório de Psiquiatria Translacional é muito importante para enriquecer o currículo.

“Faço parte há dois anos do grupo e já fiz entrevistas e coletas de sangue de mais ou menos uns 30 pacientes que têm esquizofrenia. Também já fiz o processamento do sangue, já levei a amostra, já devolvi resultados, e isso agregou muito para mim na questão de conhecimento, já que a participação em grupos de pesquisa conta também para a questão da minha residência. Entrei centrado no curso, pensando em me especializar em cardiologia ou cirurgia, mas depois que entrei para a Pesquisa, isso despertou um interesse muito grande para a Psiquiatria”, confessou Mateus..

Os interessados em ser voluntários no Grupo de Pesquisa do Laboratório de Psiquiatria Translacional devem entrar em contato por meio do Whatsapp: (048) 3431-2792.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *