Ações Comunitárias

Unesc participa da Caminhada de Conscientização da Doença Celíaca em Criciúma

Caminhada teve orientação sobre a doença celíaca e atividade física com estudantes do curso de Educação Física. Foto: Everton Horário/Agecom Unesc

A manhã deste sábado (17/5) foi marcada por mobilização e informação em Criciúma. A Unesc, em parceria com a Associação dos Celíacos de Criciúma e Região Sul Catarinense (Acelbra) e com a Sociedade Catarinense de Gastroenterologia, associada à Federação Brasileira de Gastroenterologia, promoveu a Caminhada de Conscientização da Doença Celíaca, ação integrante da campanha nacional Maio Verde.

Com trajeto da Praça do Congresso até a Praça Nereu Ramos, o evento teve como objetivo ampliar o conhecimento da população sobre a Doença Celíaca e incentivar ações voltadas à saúde, à inclusão e à qualidade de vida.

A atividade contou com a participação do curso de Educação Física da Unesc. Acadêmicos e professores orientaram os participantes com exercícios de aquecimento antes da caminhada e exercícios de alongamento ao final do trajeto, reforçando a importância da atividade física para o bem-estar.

“Com a caminhada, buscamos promover e incentivar hábitos saudáveis, como a prática de atividade física. Foi um momento de cuidado, movimento e aprendizado sobre a Doença Celíaca. A participação do curso de Educação Física foi essencial, tanto na preparação para o percurso quanto no retorno, auxiliando os participantes com alongamentos e orientações”, destacou a assessora da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Geiziane Laurindo de Morais.

Conscientização sobre o Glaucoma também integrou o Maio Verde

Além da caminhada, a campanha Maio Verde contou com outra importante ação de saúde promovida pela Unesc. A Liga de Oftalmologia (LAOF) do curso de Medicina realizou uma atividade de conscientização sobre o combate ao glaucoma, uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo.

Durante a ação, a equipe realizou exames oftalmológicos gratuitos, com o objetivo de identificar sinais da doença e orientar a população sobre os cuidados com a saúde ocular.

Antonio Roberto Mafei, aprovou a atuação da Unesc na praça. Foto: Carla Giassi/Agecom Unesc

“Há muitos anos não vou ao oftalmologista. Esta é a primeira vez que faço esse exame, e ainda de graça. Já participei de outras ações da Unesc e sempre fui bem atendido e orientado. Todas que acontecem na praça, eu aproveito”, relatou o aposentado Antônio Roberto Mafei. Com pouco conhecimento sobre o glaucoma, ele ouviu atentamente as orientações da equipe, aguardou o atendimento e elogiou a iniciativa. “É muito bom ter a Unesc presente, ajudando a população com informações tão importantes”, afirmou.

Maria Laura Formansky, acadêmica de Medicina, presidente da LAOF. Foto: Carla Giassi/Agecom Unesc

Além do impacto direto na comunidade, a ação também trouxe benefícios à formação dos estudantes. Segundo a presidente da Liga de Oftalmologia, Maria Laura Formansky, acadêmica da 10ª fase do curso de Medicina, o momento foi valioso para o aprendizado. “Para nós, enquanto acadêmicos, é uma oportunidade de aprofundar o conhecimento, vivenciar o atendimento ao público e reforçar o papel social da nossa formação. O glaucoma é uma doença extremamente relevante, pois é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. É também subdiagnosticada, já que costuma ser silenciosa. Quando os sintomas aparecem, o estágio da doença geralmente já está avançado. Por isso, ações como esta são fundamentais, tanto do ponto de vista estudantil quanto comunitário”, explicou. No total, 25 acadêmicos participaram da ação, acompanhados por dois médicos oftalmologistas, preceptores da equipe.

Com iniciativas promovidas por diferentes áreas do conhecimento, a Unesc reafirma seu compromisso com a saúde pública, aliando educação, prevenção e acolhimento à comunidade. “Esta ação está alinhada ao propósito institucional, cumprindo o papel da Universidade Comunitária de levar conhecimento e informação à comunidade, estar próxima das pessoas e promover momentos de aprendizado, cuidado e lazer”, finalizou Geiziane Laurindo de Morais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *