
O Grupo de Pesquisa na Educação a Distância na Graduação (GPEaD) da Unesc, esteve presente no 30º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED), realizado entre os dias 7 a 10 de maio, em Curitiba, no Paraná. O evento organizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), teve como objetivo comemorar as três décadas do Congresso e discutir as questões relacionadas à Internacionalização do Ensino a Distância (EaD).
Liderado pela coordenadora do GPEaD, Michele Domingos Schneider, acompanhada pela diretora da Unesc Virtual, Almerinda Bianca Bez Batti Dias e pelo coordenador do curso de Nutrição EaD, Edimar Zanoni, os participantes apresentaram dois artigos, resultados de pesquisa do Grupo de Pesquisa e professores da Unesc Virtual.
O primeiro artigo teve como tema: “Curricularização da extensão: aliando a teoria à prática”, de autoria das professoras; Almerinda Bianca Bez Batti Dias, Michele Domingos Schneider, Eduardo Tramontin Castanha, Lucas Fabricio de Souza Firmino, Ana Claudia Barbosa e Rúbia Carminatti Peterson.
O trabalho apresenta a experiência realizada com a atividade da curricularização da Extensão na disciplina de Gestão Estratégica das Organizações, a qual é otimizada nos cursos da área da gestão ofertados na modalidade EaD na Unesc. Trata-se de uma atividade qualitativa, cuja coleta de dados se deu por entrevista com gestor das organizações, escolhidas pelos estudantes por acessibilidade, pesquisa e ação para a etapa de intervenção na empresa. Os resultados demonstrados, segundo os autores, foram positivos, com excelentes trabalhos realizados pelos estudantes e, na autoavaliação, indicação de aprendizagem no processo realizado.
No segundo artigo, os autores Michele Domingos Schneider, Almerinda Bianca Bez Batti Dias, Lucas Fabricio de Souza Firmino,| Ana Claudia Barbosa, Eduardo Tramontin Castanha e Afonso Valau de Lima Junior, dissecaram a “Curricularização da extensão: experiências e lições aprendidas”.
Neste artigo, os pesquisadores apresentam a experiência da implantação da curricularização da extensão no curso de Administração EaD da Unesc, bem como as lições aprendidas neste processo. O trabalho é uma pesquisa descritiva, documental e estudo de caso, com abordagem qualitativa. A experiência mostrou-se inovadora e exitosa, trazendo resultados satisfatórios e atingindo os objetivos propostos.
Segundo Michele, o evento permitiu o contato com novas tecnologias e novas aplicações tecnológicas para qualificar os processos de ensino e aprendizagem e promover o engajamento dos estudantes na EaD .
“Também tivemos a oportunidade de poder compartilhar experiências com professores de outras instituições dos mais diversos cenários – público, privado, pequenas, médias e grandes instituições – do Brasil. O momento foi propício e nos oportunizou a participação em debates com Ministério da Educação (MEC), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e com o Conselho Nacional de Educação (CNE), sobre o futuro da EaD nas perspectivas de regulamentação, gestão, avaliação, Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), entre outros temas”, avaliou a coordenadora do GPEaD.