Geral

Movimento, integração e espiritualidade marcam 16ª edição do Contabilizando Saúde da Unesc

Os professores, estudantes, egressos e parceiros percorreram 10 quilômetros na manhã deste sábado (10/5). (Fotos: Eliezer Cardoso)

Cerca de 300 pessoas, entre acadêmicos, professores, egressos e parceiros, participaram neste sábado (10/5) da 16ª edição do Contabilizando Saúde, organizado pelo curso de Ciências Contábeis da Unesc. A tradicional caminhada de 10 quilômetros, que teve início no campus da Universidade e seguiu até o Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza, uniu saúde física, conexão espiritual e fortalecimento de vínculos entre os participantes.

A atividade teve concentração no estacionamento do Bloco Administrativo da Universidade, ao lado do terminal de ônibus do bairro Pinheirinho. Antes da largada, os participantes participaram de um breve aquecimento físico e de um momento de espiritualização. Ao longo do trajeto, os caminhantes contaram com pontos de apoio com distribuição de água e alimentos, além de momentos de contemplação e reflexão.

A vice-reitora Gisele Coelho Lopes  falou da importância do evento. “Isso leva o estudante a entender que ele não está aqui somente para aprender um conhecimento técnico, mas também um conhecimento de vida. Isso também se reflete na convivência, no desenvolvimento das relações humanas, na integração no meio do caminho. Porque a Unesc tem esse compromisso de preparar o estudante para que ele esteja pronto para a vida de forma mais ampla”, comentou.

Conforme Gisele, essa atividade possibilita que estudantes de diferentes fases se conheçam em um processo de caminhada, ampliando seu olhar a respeito das diferentes formas de se relacionar. 

“Ao mesmo tempo, para aqueles que gostam e se realizam com o bem-viver, a espiritualidade também é uma das questões que o curso valoriza. Há um momento de agradecimento pela convivência, pelo trabalho que realizam juntos. Esse tipo de atividade é fundamental para o desenvolvimento humano dos nossos estudantes, porque acreditamos que, assim que concluírem o curso, eles precisarão estar preparados para lidar com o outro, com os revés da vida, mas também com as oportunidades”, sublinhou Gisele.

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Andréia Cittadin, destaca a importância do evento não apenas para o processo formativo dos acadêmicos, mas também para fortalecer os valores de amizade, solidariedade e cuidado com a saúde física e mental, além de evidenciar a união e a força da profissão contábil.

“Ao longo dos anos, o Contabilizando Saúde tem sido um momento especial em que toda a nossa comunidade acadêmica se une em um propósito comum: fortalecer os laços de amizade, solidariedade e empatia, enquanto buscamos equilíbrio e qualidade de vida”, disse Andréia.

Experiência

A vivência marcou especialmente os estudantes da primeira fase, como Camili Florentino Junkes, que já tem o hábito de participar de caminhadas. “Adoro fazer esse tipo de atividade”, comentou. Já Maria Eduarda João Brígido classificou o percurso como desafiador. “Achei muito legal. É desafiador subir até aqui, mas juntos dá um ânimo enorme”, disse.

Ana Carolina Barbosa Santana, da terceira fase, compartilhou o impacto da experiência. “Sem dúvidas é algo incrível. A gente pensa no meio do caminho que não vai aguentar, mas vale cada momento: o aprendizado, as conversas com os amigos, a vivência com os professores, tudo isso faz a experiência valer muito a pena”.

Participando pela primeira vez, o estudante Guilherme Tomazi Mota também aprovou. “Foi muito divertido”, resumiu.

A edição contou com o apoio do Kremer Agronegócio; Transporte Baroni; Diretório Central dos Estudantes (DCE); Polícia Rodoviária Estadual; Diretoria de Trânsito e Transporte de Criciúma; Lan Ambulâncias; Ferreira, Nascimento e Costa Advocacia Empresarial; e Thomson Reuters Diamante.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *