
Professores do município de Araranguá estão participando de uma formação continuada na área de Ciências da Religião, realizada por meio do Setor de Pós-graduação da Unesc. A ação é coordenada pelo pelo mestre em Educação e doutor em História da Unesc, Paulo Sérgio Osório, com encontros divididos em quatro etapas presenciais, totalizando 16 horas de aula.
“São formações para os professores que atuam em sala de aula da rede estadual e das redes municipais. Temos cursos voltados para outras áreas, como Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia”, comentou o coordenador.
Um dos professores que leciona para os participantes é o docente Varli Chagas, que ministra as disciplinas de Metodologia do Ensino Religioso e Estágio Supervisionado, bem como as normas previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes da Educação do território catarinense.
“Estou há cerca de 23 anos ministrando Formações Continuadas de Ensino Religioso e História por diversas cidades do Sul e Extremo Sul Catarinense. Na minha análise é de extrema importância a existência dessas capacitações pois nos ajudam a pensar em metodologias ativas, conceitos e fundamentos epistemológicos que agregam na continuidade dos estudos”, explicou.
A capacitação é realizada por meio do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), promovendo novas aptidões para diversas licenciaturas.