
Acadêmicos do curso de Design da Unesc participaram ativamente do concurso promovido pela Fundação Cultural de Criciúma (FCC) para a escolha da logomarca oficial do Centenário de Emancipação Político-administrativa da cidade. Todo o trabalho foi recompensado nesta semana com a entrega dos certificados aos 60 acadêmicos que submeteram suas criações.
Os acadêmicos Thuan Cucolotto e Kemilly Barradas ficaram empatados em segundo lugar. Como forma de reconhecimento, a Administração Municipal de Criciúma fez a entrega de tablets e a Unesc os presenteou com livros voltados à área do design.
Conforme o coordenador do curso, João Rieth, a iniciativa foi incentivada desde a primeira semana de aula de 2025, quando os professores destinaram o início do semestre para orientar os estudantes sobre o processo de criação da identidade visual, aproveitando o fato de que o desenvolvimento de logomarcas é um dos conteúdos abordados ao longo da graduação.
“Esse tipo de participação é essencial, pois coloca os acadêmicos diante de desafios reais, aproximando-os do mundo do trabalho. Além disso, é uma oportunidade de explorar áreas que, muitas vezes, não são aprofundadas na formação acadêmica, estimulando a pesquisa e a criação em diferentes segmentos”, salienta.
A entrega dos certificados contou com a presença da pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, e da presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Cristiane Fretta.