
Por meio do Escritório de Relações Internacionais da Unesc, duas acadêmicas do curso de Medicina da Unesc realizarão estágio no Hospital Garcia de Orta, em Portugal. O estágio, que integra o currículo da graduação, permitirá a comparação entre a prática médica no Brasil e em Portugal, como parte do rodízio obrigatório nas diversas especialidades médicas.
“O nosso objetivo maior é ampliar o conhecimento, ver e comparar a medicina que aprendemos aqui no Brasil com a que vamos aprender lá em Portugal. Isso vai agregar muito em nossa vida profissional”, comenta a acadêmica da décima fase, Lara Beltrame Camilo.
A parceria com o hospital portugues foi facilitada pelo Escritório de Relações Internacionais da Unesc, que realiza um papel fundamental nesse processo. “As estudantes estão indo para um estágio obrigatório, que é uma modalidade importante para quem está nas fases finais do curso de Medicina. Lá, elas vão passar por um rodízio nas diversas especialidades médicas, o que agrega tanto à parte técnica quanto à vivência cultural. Esse tipo de experiência, em um hospital com uma cultura diferente, é muito enriquecedor”, ressalta a coordenadora do Escritório, Vanessa Morais de Andrade.
Essa ação é parte dos esforços da Unesc para promover a internacionalização, oferecendo aos estudantes s a oportunidade de participar de experiências educacionais em diferentes países, como Portugal, Espanha, Chile, Uruguai, Argentina e Peru, sem custos adicionais de mensalidade.
Para a acadêmica da décima primeira fase do curso de Medicina, Isabela Raupp Coelho, “a Universidade apoia de forma significativa a internacionalização, oferecendo as condições necessárias para que esses programas se realizem de maneira eficaz, proporcionando aos estudantes experiências que enriquecem sua formação.”