
A noite de quarta-feira (23/4) marcou um momento especial no Centro de Inovação Criciúma (CRIO). Pela primeira vez o espaço celebrou a formatura de cursos de residência da Unesc. Em uma cerimônia cheia de significado, os 15 concludentes dos programas de Residências de Medicina em Ginecologia e Obstetrícia, Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde da Família, Multiprofissional em Saúde Coletiva e Multiprofissional em Saúde Mental, Atenção e Reabilitação Psicossocial receberam seus certificados de conclusão.
O evento foi prestigiado por professores, familiares e amigos em uma colação de grau que contou com a presença da pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, da pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, da coordenadora das Residências Multiprofissionais (Coremu), Lisiane Tuon, do coordenador do programa de Residência Médica de Família e Comunidade (Coreme), Arthur Tavares Corrêa Dias, da coordenadora dos Programas de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Saúde Coletiva, Luiza Silveira Lessa, da coordenadora do Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, Maria Eduarda Scherer Costi e do secretário municipal de Saúde de Criciúma, Deivid Freitas.
Conforme a pró-reitora Gisele, também representando a reitora Luciane Bisognin Ceretta, a Universidade entrega ao mercado profissionais com formação de excelência, reforçando o seu compromisso com a comunidade.
“Somos gratos por escolherem a nossa Universidade. Todos os dias temos a preocupação de garantir a excelência em tudo que oferecemos. Por essa razão eu digo que a Unesc continuará dedicada em oferecer uma melhor formação e as melhores oportunidades para vocês. Os nossos programas de mestrado, doutorado e residência se debruçam permanentemente para entender profundamente os desafios de diferentes problemas que nós temos na sociedade, em busca de respostas. O nosso compromisso é com o desenvolvimento da nossa região e de Santa Catarina”, destacou a pró-reitora.
O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Atenção e Reabilitação Psicossocial, está disponibilizando para o Sistema de Saúde seis especialistas, o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família, entrega cinco novos residentes, e os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva e Médica em Ginecologia e Obstetrícia, duas novas profissionais cada.
“Esse momento da formatura dos residentes aqui da Unesc, residentes vinculados às equipes múltiplas das nossas unidades, é muito importante porque é aqui na residência que se forma um profissional de saúde que vai pode estar daqui a alguns dias, trabalhando conosco. É desse especialista que a Unesc está nos oferecendo para atender as necessidades do sistema público de saúde. São profissionais com uma formação específica, voltada para a rede pública e de extrema importância para atender a nossa demanda local e regional”, destacou o secretário municipal de Saúde, David Freitas.
Destaques no cerimonial
Arthur Tavares Corrêa Dias, coordenador da Comissão de Residência Médica da Unesc (Coreme)
“Quero lembrar que aqui nós somos uma Universidade Comunitária e, junto com o poder público, em uma parceria muito forte com a prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conseguimos formar profissionais de saúde utilizando uma grande estrutura educativa do Sistema Único de Saúde. Isso nos torna mais especialistas dentro desta mesma Instituição Comunitária. Desejo boa sorte a todos e parabéns pela conquista!”.
Lisiane Tuon, coordenadora da Comissão das Residências Multiprofissionais da Unesc (Coremu)
“As Residências da Unesc iniciaram em 2009, por isso tenho muito orgulho do investimento que a nossa reitoria sempre priorizou com muito carinho. Sou avaliadora de Residência do Ministério da Saúde (MS), e tenho muita tranquilidade em falar da qualidade do ensino que nós oferecemos aqui na Universidade, em dizer que a nossa residência é uma das melhores do Brasil. Quero agradecer, obviamente, a dedicação dos residentes, que têm um trabalho árduo, cansativo, mas que com certeza vale a pena. Muitos dos nossos residentes, graças a Deus, estão concursados no sistema público de saúde da região, fazendo um belo trabalho. Então, eu queria desejar de coração sucesso para todos vocês”.
Luiza Silveira Lessa, coordenadora dos Programas de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/ Saúde da Família e Saúde Coletiva
“Quero dizer para vocês que há 10 anos iniciei como residente a minha história aqui no Programa de Residência, primeiro como residente preceptora, depois doutora e hoje, estou na coordenação. Sabemos que o Programa muitas vezes é árduo e difícil, mas também é muito gratificante em vários momentos. Eu espero que vocês tenham vivenciado uma grande experiência. A trajetória de cada turma é única, construída por vocês e meu desejo é que olhem para essa trajetória com orgulho. Vocês estão indo embora, mas contribuíram muito em todos os lugares pelos quais passaram. Desejo muito sucesso e que alcancem voos cada vez mais altos, que ocupem espaços cada vez maiores, pois todos merecem”.
Maria Eduarda Costi, coordenadora do Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia
“Nós da Residência Médica temos a honra em formar ótimas residentes e ótimas ginecologistas. Tive o privilégio de ter residentes muito tranquilos, muito queridos, vivíamos em um ambiente muito acolhedor, de amizade, de companheirismo.O período de residência não é fácil, abdicamos da nossa vida em prol dos pacientes, em prol do nosso conhecimento e da nossa especialização. Só tenho que parabenizar vocês e as suas famílias, por terem entendido as ausências em casa, mas que isso fez com que se tornassem excelentes profissionais”.
- A entrega dos certificados teve como palco o Centro de Inovação Criciúma (Crio) (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)