Ensino

Parceria entre Unesc e Bairro da Juventude auxilia na formação de jovens

Criado por meio de edital, projeto beneficia adolescentes com algum tipo de vulnerabilidade social (Fotos:Éverton Horacio/Agecom/Unesc)

Uma parceria entre a Unesc e o Bairro da Juventude de Criciúma vem aproximando cada vez mais os jovens do mercado de trabalho. Trata-se do  Projeto de Extensão denominado “A Gastronomia na Educação de Jovens como Fator de Inclusão Social”, cuja coordenação é realizada por meio do professor dos cursos de  Gastronomia e Gestão de Turismo, Lucas Fabricio de Souza Firmino. Por parte da Universidade, a atividade também possui a participação do curso de Nutrição – representado pela professora Lara Canever.

De acordo com Firmino, na aula realizada na última terça-feira (15/4), os jovens aprenderam a desenvolver técnicas de massas frescas, massas com recheios, bem como, o modo de preparar molhos considerados clássicos da cozinha francesa e italiana. 

“A partir desta base recebida eles vão conseguir produzir no futuro outros tipos de composições e molhos derivados destes”, explicou o coordenador.

Construindo possibilidades

O professor do curso de Gastronomia, Marco Antônio da Silva, representou o curso de Nutrição e destacou o papel da Unesc dentro da comunidade ao levar conhecimentos para as pessoas e observou que o curso visa levar fundamentos profissionais para os adolescentes vinculados ao Bairro da Juventude.

“A participação do curso de Nutrição dentro do projeto ajuda a agregar não apenas a prática da culinária, mas também questões relacionadas aos nutrientes, e métodos saudáveis na hora de preparar alimentos”, explicou. 

Ele ainda destacou as possibilidades que podem surgir no futuro, como entrar numa Instituição de Ensino Superior como a Unesc.

“Com as oportunidades de bolsas que temos hoje, logo esses estudantes vão estar aqui nos cursos de Gastronomia, Nutrição, Turismo, área da saúde e tantos outros”, analisou.

Parcerias e resultados

O professor do curso de Cozinheiro Industrial, do Bairro da Juventude, Anderson Bialeski, considera a parceria de extrema importância e, para ele, a partir disso, os jovens podem desenvolver uma visão mais ampla em relação ao próprio futuro.

“Nós buscamos novas dinâmicas e percebemos que as crianças gostam de estar aqui. Lá eu sou o único orientador do curso, e aqui eles contam com grandes professores sem contar que nas bancadas existem acadêmicos,o que possibilita que eles possam se aprofundar na hora sanar as dúvidas”, comentou


Construindo conhecimentos

Um dos bolsistas participantes é o acadêmico da primeira fase do curso de Gestão de Turismo, Samuel Domingos da Silva. Ele conta que já possui graduação em Gastronomia e está participando pela segunda vez.

“Aqui nós auxiliamos os professores a distribuir as receitas para os alunos e ficamos observando se eles a atuação deles está correta. Para isso, nos reunimos uma vez por mês por um período de quatro meses”, explicou.

Outra bolsista é a acadêmica da primeira fase de Turismo, Carina Damásio. Ela revela que também é graduada em Gastronomia e por meio de uma proposta feita por um dos professores, decidiu retornar às atividades do projeto.

“Iniciei meu convívio com a alimentação há cerca de 13 anos quando fui morar na Alemanha. Lá pude adquirir experiências ao trabalhar em uma sorveteria. Hoje, buscamos ensinar para eles tudo o que aprendemos no curso de Gastronomia da Unesc, como técnicas de cortes e principais tipos de culinárias”, ressaltou. 

Mão na massa

O jovem Davi de Jesus conheceu o curso por meio da irmã e já produziu diversos alimentos, sendo que  hoje já consegue, inclusive, auxiliar nas refeições de casa.

“Faz três meses que estou realizando o curso de capacitação e para mim é algo legal, pois aprendo coisas novas. Já produzimos diversas coisas como massas, pastéis e o chamado básico, que são coisas como arroz e feijão”, comentou.

Também participando há três meses, a jovem Geovana Nascimento Mafiolete, disse que conheceu o curso por meio de uma amiga da família e afirmou que é divertido poder participar das aulas.

“Comecei no início do ano e acho muito divertido, pois vejo como uma maneira de poder me expressar com algo que gostamos. Temos uma rotina diversa com aulas práticas e teóricas”,  concluiu. 

Relações e Conexões

O professor Lucas Firmino explicou como ocorrem as conexões entre os cursos de Gestão de Turismo e Gastronomia. Segundo ele, ambos estão intimamente ligados, pois quando um turista se desloca para visitar um local, sempre há o hábito de conhecer a alimentação da localidade que está visitando.

“Quando capacitamos pessoas de nossa região para trabalhar com a gastronomia, estamos capacitando também o  setor da alimentação para atuar com o turismo. Sendo assim, passamos a gerar mão de obra especializada para toda a região”, explicou.

Segundo o professor Lucas Firmino, o projeto da Unesc surgiu no início de 2023 quando o bairro da Juventude buscou apoio da Universidade para reformular um curso interno chamado Cozinheiro Industrial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *