
Com 1.111 profissionais entregues ao mercado de trabalho em 25 anos, a Unesc e o curso de Farmácia estão em festa! A abertura da 25ª Jornada Acadêmica do curso, com o tema: “Celebrando 25 Anos de Ciência e Evolução”, não é apenas mais um evento no calendário acadêmico, é uma celebração marcante da história de uma graduação que se tornou sinônimo de qualidade, compromisso com a saúde e transformação de vidas na região, no estado e no país.
A noite de abertura, ocorrida nesta terça-feira (22/4), no Auditório Ruy Hülse, foi um momento simultâneo de confraternização e aprendizado. Desde a entrada triunfante do bolo cenográfico, carregado pelos integrantes da comissão organizadora e acompanhado por professores, pró-reitora e convidados, o tradicional “parabéns a você” ao curso, até a palestra do conselheiro do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), Fabio Ribeiro da Silva, sobre as novas atuações do farmacêutico no mundo do Trabalho: Desafios e Oportunidades.
A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, em nome de toda a reitoria e principalmente da reitora Luciane Bisognin Ceretta, elogiou todos os envolvidos na construção do curso.
Orgulho
“Estamos orgulhosos das nossas coordenadoras, professoras Sílvia Dal Bó e Marília Schutz Borges, que se dedicam diuturnamente para, juntamente deste colegiado, fazer este curso acontecer. Tenho certeza de que outros 25 anos virão, e a dedicação de vocês neste período fará toda a diferença. Não é por acaso que essa graduação atingiu a nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Vocês têm feito um trabalho primoroso ao desenvolver futuros profissionais que fazem a diferença no mundo do trabalho”, declarou Gisele.
Ainda em sua fala, a pró-reitora destacou que o momento marca 25 ciclos de muita história, de transformações de sonhos em realidade. “Um curso que tem a função, a partir de seu objeto de estudo, de propor soluções não para curar doenças, mas para prover saúde. O curso de Farmácia tem a função de visualizar possibilidades dentro da Ciência, Tecnologia e Inovação, para colocar o estudante como protagonista do próprio saber, da própria carreira. Os estudantes que organizaram esta semana acadêmica tiveram a iniciativa de trazer conteúdos de ponta para poder incrementar o currículo, buscando trazer reflexões sobre a área do conhecimento, mas também ampliar o olhar de oportunidades. Parabéns, e que outros 25 anos possam acontecer e transformar tantas outras vidas no decorrer desta história”, concluiu Gisele.
Desde sua criação, em 1999, o curso de Farmácia da Universidade trilhou um caminho de excelência no Ensino, na Pesquisa e na Extensão, consolidando-se como uma referência na área. Mais do que formar profissionais capacitados, o curso tem como missão moldar cidadãos engajados com o bem-estar da sociedade, e os números comprovam esse legado.
Evolução
“A 25ª Jornada Acadêmica celebra os 25 anos de evolução do curso, com um grande crescimento nos últimos anos e com muito orgulho por parte dos professores e acadêmicos. Nesta semana, teremos assuntos importantes como o desta noite, que fala sobre o Registro de Qualificação, uma novidade do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Amanhã, quarta-feira (23/4), teremos uma palestrante falando sobre empreendedorismo, um tema bem oportuno, destacando postos de serviços para atuação profissional: indústria, no laboratório de análises clínicas, nas farmácias, entre outras áreas. Esperamos que os acadêmicos aproveitem o momento para ampliar seus conhecimentos”, destacou a coordenadora do curso, Silvia Dal Bó.
“Ao longo destas duas décadas e meia, como coordenação, nos orgulhamos de ter formado diversos farmacêuticos, desde a primeira turma graduada no primeiro semestre de 2003. Esses egressos levam consigo não apenas o conhecimento técnico-científico, mas também os valores e o compromisso social que marcam a formação na instituição. Atualmente, cerca de 380 acadêmicos estão matriculados e distribuídos nas 10 fases do curso”, completou Sílvia.
Bons serviços prestados
Para o presidente do Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina (CRF-SC), Marco Aurélio Thaiesn Koerich, o curso entrega excelentes profissionais para o mundo do trabalho.
“O Conselho Regional funciona como protetor da sociedade, e quanto mais o aluno for bem formado, bem treinado e bem capacitado, em tese, o órgão trabalha menos. Isto porque o profissional sai com a autonomia e a autoridade técnica para exercer sua profissão e o curso da Unesc completa 25 anos de bons serviços prestados para a sociedade. Senti-me muito honrado em participar desse momento, pois o curso de Farmácia da Unesc é um patrimônio não só da região, mas de toda Santa Catarina”, ressaltou o presidente.
Nestes 25 anos, centenas de farmacêuticos e farmacêuticas cruzaram os corredores, as salas de aula e os laboratórios do campus para se tornarem agentes de transformação na sociedade. Hoje, atuam com destaque em farmácias, hospitais, na indústria farmacêutica, em laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, em centros de pesquisa, sendo protagonistas essenciais no cuidado à saúde da população.
O palestrante da noite, representando o CRF-SP, o farmacêutico Fábio, apresentou à ávida plateia as últimas resoluções do Conselho Federal.
“Nesta noite, abordei a Resolução nº 4 de 2025, uma novidade que trata do Registro de Qualificação de Especialista (RQ) e a Resolução nº 5, que se refere à prescrição farmacêutica, a qual habilita o farmacêutico a prescrever receitas de medicamentos (neste momento, suspensa por uma ação do Conselho Federal de Medicina), além de fazer um levantamento histórico das resoluções do nosso órgão representativo. Também apresentei dados de como está a nossa profissão, que está em ampla expansão, sendo uma das que mais emprega hoje no mercado de trabalho”, relatou o palestrante.
Na concepção da professora e coordenadora da Comissão Organizadora da Jornada, Bruna Giassi Wessler, todos os anos o evento é especial.
“Este ano, a 25ª Jornada Acadêmica tem um significado ainda maior por conta do aniversário de 25 anos do curso. É nosso primeiro evento em alusão a esta marca, de muitos que ocorrerão ao longo do ano. Este encontro é muito importante emocionalmente para nós e, além da proposta científica e de atualização para os acadêmicos com relação a tudo que está acontecendo no cenário farmacêutico, neste evento conseguimos fazer a integração de fato entre os alunos de todas as fases com o Centro Acadêmico (CA), com os docentes e com os nossos egressos”, salientou a professora.
Representando toda a classe estudantil, a presidente do Centro Acadêmico de Farmácia Alexander Fleming (CAF), Fernanda Barros Roxo, falou da alegria de participar desse momento histórico para o curso.
“É um momento realmente para troca de experiências, adquirindo conhecimento que vai agregar na nossa vida acadêmica e profissional. Nós do CAF preparamos com muito carinho e ficamos muito honrados e gratos por estar representando todos os universitários do curso. Espero que aproveitem bastante essa oportunidade”, comentou a presidente.