Geral

Unesc fortalece internacionalização com nova parceria

Convênio com a Governors State University fortalece intercâmbio acadêmico, pesquisa e eventos científicos, impulsionando a internacionalização da Universidade (Fotos: Mayara Cardoso/ Arquivo Agecom)

Para reforçar o compromisso com a internacionalização do ensino superior, a Unesc firmou convênio com a Governors State University (GSU), de Chicago, nos Estados Unidos, que estabelece mais uma colaboração acadêmica de alcance global. O acordo visa impulsionar o intercâmbio de conhecimento e experiências entre as duas instituições, abrangendo Ensino, Pesquisa e Extensão em diversas áreas.

Entre as principais iniciativas da parceria, destacam-se os programas de intercâmbio para graduação e pós-graduação, o desenvolvimento de pesquisas conjuntas, a organização de conferências e eventos científicos, além da qualificação e socialização da produção acadêmica entre os pesquisadores. 

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a Internacionalização é um pilar essencial para a Universidade, pois amplia horizontes, fortalece o conhecimento acadêmico e proporciona experiências transformadoras para estudantes e pesquisadores. 

“A parceria com a Governors State University reforça o nosso compromisso em promover conexões globais e criar oportunidades que impactam positivamente a formação profissional e a pesquisa científica. Essa colaboração, não apenas facilita o intercâmbio de conhecimento e práticas inovadoras, mas também fortalece o papel da Unesc como uma Universidade que prepara cidadãos para atuar em um mundo cada vez mais interconectado e dinâmico. Estamos entusiasmados com as possibilidades que esse convênio traz e certos de que será um caminho de grandes avanços para ambas as instituições”, relata.

Segundo o professor Daniel Preve, inicialmente, a parceria se concentra na área do Direito, com ênfase em Justiça Restaurativa, mas há perspectivas de expansão para setores como Administração, Artes e Ciências, Educação e Saúde.

“A parceria também prevê a criação de um curso conjunto na área da Pós-Graduação (lato sensu – especialização) sobre Justiça Restaurativa e Direitos Humanos, que possibilitará aos acadêmicos da Unesc visitar Chicago para realizar pesquisa de campo e aprofundar conhecimentos sobre o modelo norte-americano dessa prática, além de disponibilizar aos estudantes da GSU conhecerem o modelo brasileiro na área da Justiça Restaurativa, por meio das pesquisas em desenvolvimento junto ao Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado da Unesc (PPGD)”, explica.

 

Ações conjuntas

As duas instituições já trabalham juntas na organização da Conferência Internacional de Justiça Restaurativa que será realizada de 1º a 3 de outubro, evento que reunirá especialistas de diversos países para debater práticas inovadoras em áreas como justiça, educação, saúde, meio ambiente e direitos humanos. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site: https://info.govst.edu/irjc25/.

“A parceria com a Governors State University representa mais um passo significativo na consolidação da Unesc como uma Universidade global. Esse convênio abre portas para que nossos acadêmicos e tenham experiências internacionais enriquecedoras que ampliem horizontes e promovam a troca de conhecimento entre diferentes culturas e realidades. Além disso, reforça o papel da Unesc como uma instituição que forma profissionais preparados para atuar em um mundo cada vez mais conectado e dinâmico”, fala a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Unesc, Vanessa Moraes de Andrade.

A parceria também inclui uma pesquisa colaborativa entre Brasil, Estados Unidos e Itália sobre a atuação das Cortes e Instituições Jurídicas voltadas à Justiça Restaurativa nas áreas ambiental e criminal. 

“A internacionalização proporcionada pelo convênio permitirá que os estudantes desenvolvam uma visão mais ampla e crítica sobre temas jurídicos e sociais que fortalecem a formação e profissional. A vivência em um ambiente acadêmico estrangeiro, a participação em pesquisas internacionais e o contato com especialistas da área contribuirão para que os alunos adquiram uma perspectiva global, facilitando sua inserção em mercados de trabalho diversificados e possibilitando novas oportunidades de atuação profissional no Brasil e no exterior”, salienta.

Com histórias institucionais semelhantes, já que ambas foram criadas no final da década de 1960 para atender às necessidades educacionais de suas comunidades, Unesc e GSU compartilham o compromisso com a excelência no ensino e o desenvolvimento regional. 

“O histórico comunitário e o compromisso com a oferta de cursos de graduação levaram as instituições a se fortalecerem em seus territórios com uma educação de graduação e pós-graduação acessível e de alto valor, as consolidando em seus mais de 50 anos como instituições de excelência e comprometimento com o desenvolvimento comunitário de seus territórios”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *