
O projeto Arte na Escola – Polo Unesc deu início às atividades de 2025 em ação realizada com professores de Araranguá. O curso de formação continuidade intitulado “O Ensino da arte e o currículo: compartilhando inquietações” contou com a participação de 20 professores da Rede Municipal de Ensino de Araranguá em encontro realizado na sede do Samae do município na última quinta-feira (10/4).
A iniciativa tem como foco a formação continuada de professores de Arte de Criciúma e região, contribuindo para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras no ensino da arte.
Conduzido pelos professores mestre Silemar Maria de Medeiros da Silva e doutor Luiz Gustavo Bieberbach Engroff, o primeiro encontro visou promover uma reflexão sobre o ensino da arte, com ênfase na narrativa docente, envolvendo uma produção artística a partir do autorretrato com colagem e gravura.
Conforme Silemar, foi uma manhã de troca de experiências e conhecimento. “Foram disponibilizados 42 artistas do livro 500 self-portraits de Julian Bell para que as professoras escolhessem aquela com a qual mais se identificassem e ampliassem seu repertório no processo de formação”, comenta.
Cronograma de atividades
Ao longo do semestre o curso prevê mais três encontros a serem realizados em maio, junho e julho deste ano.
O programa Arte na Escola – Polo Unesc é coordenado pelos professores Silemar e Luiz Gustavo, com apoio da acadêmica Taciana Biff Cesconetto que atende todas as tardes das 13h30 às 18h30.
Para acessar mais informações sobre o projeto basta entrar em contato por meio do contato (48) 3431-2555, pelo e-mail artenaescola@unesc.net, ou ainda pela página no Instagram @artenaescola.unesc.