
O curso de Ciências Contábeis da Unesc, que há 50 anos forma profissionais que atuam nas mais diversas áreas da contabilidade, lançou oficialmente na manhã deste sábado (12/4), a 16ª edição do Projeto de Extensão Imposto de Renda na Praça, em parceria com o Sindicato dos Contabilistas de Criciúma e Região (Sindicont) e a Receita Federal. A cerimônia de abertura ocorreu na Praça Nereu Ramos, no coração da cidade.
O projeto visa oferecer orientação gratuita à população sobre a Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física, por meio do Núcleo de Apoio Contábil Fiscal (NAF), da Universidade. Neste ano a ação comunitária também integra o calendário de celebrações dos 100 anos de emancipação político-administrativa, organizado pela Prefeitura Municipal de Criciúma em parceria com toda a sociedade.
A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Sheila Martignago Saleh, falando em nome da reitora Luciane Bisognin Ceretta, destacou que a Extensão da Universidade está sempre presente em parcerias com o Município com foco em levar conhecimento e serviços à comunidade. “Nós somos uma instituição comunitária, que tem como uma das grandes digitais a Extensão, eixo que se divide em vários tipos de ações, como o já tradicional Imposto de Renda na Praça. Estamos aqui, juntos, em prol das organizações do Terceiro Setor, neste grande movimento de informação e conscientização para que o imposto retido fique aqui na nossa Região”, comentou Sheila.
Para o prefeito Vaguinho Espindola, o projeto de Extensão Imposto de Renda na Praça é a materialização da união de todos. “As nossas instituições são muito fortes. Nós temos hoje uma profissionalização do terceiro setor na nossa cidade, algo visto em poucos municípios. E isso tem fortalecido muito, inclusive, a economia local. Nós podemos e devemos fazer todo esse valor retido junto à Receita Federal, que fique uma boa parte desses recursos permaneçam aqui. Estejamos convergindo para um único bem, um único propósito: que é transformar a vida das pessoas pelas mãos das instituições que vão receber o recurso do Imposto de Renda”, comentou o prefeito no evento prestigiado na Praça Nereu Ramos.
Todo o staff do curso de Ciências Contábeis se fez presente nesta manhã para auxiliar os acadêmicos na orientação aos contribuintes do imposto. A coordenadora do curso, Andréia Cittadin, agradeceu o empenho dos professores que mais uma vez abraçaram o projeto.
“Para nós esse momento é muito rico, porque o nosso estudante tem a possibilidade de estar aqui aprendendo e ensinando o público, a como fazer, como destinar parte do IR às instituições do município. É uma oportunidade que vai além de aprendizado técnico, científico, essa ação possibilita desenvolver conceitos de cidadania. E isso não tem preço, tem valor. Esse movimento que iniciamos, juntamente com o Sindicont, há muito tempo, ao longo dos anos foi agregando cada vez mais instituições, tornando esse corpo. Acredito que através da educação conseguiremos conscientizar os futuros contadores a continuar trabalhando para o desenvolvimento social da nossa região. Esse mutirão com certeza vai aumentar a destinação do imposto para o bem social de todos”, arrematou a coordenadora.
Conforme o presidente do Sindicont, Eduardo Speck, o projeto é um orgulho para toda a categoria. “Essa ação nasceu há mais de 20 anos, a partir de uma iniciativa da classe contábil, representada pelo Sindicont e pelo curso de Ciências Contábeis da Unesc. Começamos com algo pequeno, modesto, e a chegamos nos dias de hoje com essa estrutura, com esse tamanho. Percebemos que quanto mais pessoas, quanto mais entidades envolvidas nesse processo, mais se consegue alcançar o objetivo: a destinação dos recursos do Imposto de Renda. Algo que tem um grande papel social, porque fomenta as atividades das nossas entidades, que conseguem levar isso lá na comunidade, para as pessoas idosas, para as crianças, que vão fazer uso desses recursos. Além disso, essas verbas vão fomentar também a economia da nossa região”, enfatizou o presidente.
“Este evento é muito importante para estabelecer a doação, a destinação do Imposto de Renda para as instituições que fazem um grande trabalho aqui na cidade. Nós temos aqui algumas na Praça, mas têm muitas por toda a cidade fazendo um trabalho social muito importante. Por isso peço a todos que irão fazer a sua declaração, é muito importante fazer a destinação para manter o dinheiro aqui em prol do crescimento das nossas instituições”, observou o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Criciúma, Andrei Manuel dos Santos,
Para o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), Edson Silva, este sábado é um dia muito importante e emblemático para o Conselho. ”Aqui em Criciúma nós temos muitas instituições que trabalham e auxiliam os idosos. E o que está acontecendo aqui hoje é marcante, porque quando você destina 3% do seu IR, ele volta para à cidade, para os nossos projetos sociais”, ressaltou o Edson.
A iniciativa é realizada em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal de Direitos do Idoso (CMDI), Prefeitura Municipal de Criciúma, Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Instituição, Sindicato dos Contabilistas de Criciúma (Sindicont) e Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Sul de Santa Catarina (Sescon Sul SC), Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Câmara de Dirigentes Lojistas de Criciúma (CDL), Fundação Cultural de Criciúma e Secretaria Municipal de Assistência Social. Patrocinadores: Thomson Reuters, Sicred e Ferreira, Nascimento & Costa, Advocacia Empresarial (FN&C).
Dados apurados
Segundo dados levantados pelo coordenador do projeto, Manoel Vilsonei Menegali, no período de 2021 a 2024, a região Sul teve em imposto retido, o montante de cerca de R$127 milhões, sendo que nesses quatro anos, foram retornados para a origem cerca de R$ 5 milhões, o que corresponde a 3,11% do total recolhido pela Receita Federal.
Durante toda a manhã, os acadêmicos atenderam as pessoas interessadas em saber mais em como proceder para destinar o seu imposto retido para as instituições sociais da cidade, atendendo, inclusive, até o prefeito para receber a informação mais detalhada de como proceder para destinar parte do seu IR para os Conselhos Municipais participantes da ação comunitária da Unesc.
Confira as próximas ações do projeto:
Terça-feira (15/4):
– Campus da Unesc, das 19h30min às 21h.
Sábado (26/4):
– Calçadão Central de Araranguá, das 9h às 13h.
Campanha “100 Toneladas de Solidariedade”
Ainda no cerimonial do evento, o prefeito Vaguinho Espindola anunciou a campanha “100 Toneladas de Solidariedade”, com o objetivo arrecadar 100 toneladas de alimentos, que serão distribuídos para instituições de assistência social, no dia 4 de novembro deste ano, quando se comemora o centenário.
A campanha idealizada pela Cruz Vermelha, conta com o apoio da Unesc, que convocou seus colaboradores a se engajarem no desafio. Equipes de representantes da Universidade foram distribuídas neste sábado, na entrada de três supermercados: Moniari, dos bairros São Luís e Rio Maina, e Giassi do Bairro Santa Bárbara, para abordarem os clientes e convidarem a contribuírem com alimentos não perecíveis.
A campanha seguirá com ações ao longo das próximas semanas.