Extensão

Atividades de Extensão são foco de reflexão na Comunidade de Aprendizagem

Objetivo do encontro é abordar as características que envolvem a curricularização (Fotos: Éverton Horacio/Agecom/Unesc)

A Comunidade de Aprendizagem, promovida por meio da Pró-reitoria de Ensino (Proen), recebeu na quinta-feira (10/3), os docentes Abel Corrêa de Souza e a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Sheila Martignago Saleh, que explicaram aos professores, respectivamente, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e sobre as características que envolvem as atividades de Extensão.

Durante o discurso, a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, fez uma abordagem sobre a importância de dialogar com os docentes a respeito de como funcionam as atividades de curricularização. Segundo ela, o objetivo foi tirar dúvidas e se colocar à disposição para ajudá-los durante a trajetória durante a aplicação das disciplinas.

“Nós sempre pensamos em meios que atendam a política extensionista da Universidade para que possam contribuir com os professores e acadêmicos, a fim de que possamos fortalecer estas ações”, comenta Sheila.

Metas da ONU

Segundo Abel, os dois temas estão estreitamente conectados, pois não é possível praticar uma atividade extensionista sem conectar ao menos um único Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Dificilmente alguma Extensão pode ser levada adiante sem ter algum vínculo com alguma ODS. Entretanto, vale ressaltar que nem todos os objetivos destacados por meio das Organização das Nações Unidas (ONU), precisam ser incluídos dentro de um projeto, ou seja, se conseguir incluir um já será suficiente”, explica.

Ainda de acordo com ele, é importante analisar que cada meta estabelecida, são destacada por diferentes metas nos fazendo analisar, quais delas queremos de fato atingir.

“Minha sugestão é que os professores visitem o site das Nações Unidas, pois ele contém todas as informações sobre cada objetivo. Será por meio dessa avaliação que saberemos se os projetos da Extensão se conectarão com mais de uma meta”, acrescenta.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *