
MANIFESTO PÚBLICO
Pelo Sul Catarinense, pela Vida e pelo Desenvolvimento
A Unesc — Universidade do Extremo Sul Catarinense, maior Instituição de Ensino Superior (IES) do Sul de Santa Catarina e a única Universidade Comunitária da região — vem a público manifestar sua preocupação e seu posicionamento diante do grave episódio ocorrido no dia 6 de abril de 2025, no trecho do Morro dos Cavalos da BR-101, em Palhoça, que resultou na explosão de uma carreta e no bloqueio total da rodovia por mais de 15 horas.
Infelizmente, este não foi um fato isolado. Trata-se de mais um capítulo de um problema histórico, que há décadas compromete vidas, impacta a economia, prejudica a mobilidade e limita o desenvolvimento do Sul catarinense.
Como Universidade Comunitária, com compromisso social, regional e com a construção de soluções que ultrapassam os muros da academia, a Unesc se coloca à disposição dos parlamentares catarinenses, das autoridades competentes, das entidades empresariais e da sociedade civil organizada para contribuir de forma ativa na busca de alternativas técnicas e sustentáveis que possam colocar fim a este gargalo logístico.
Não se trata apenas de infraestrutura. Trata-se de dignidade, segurança, desenvolvimento e respeito com uma região produtiva, trabalhadora e que tem o direito de se conectar ao restante do estado e do país com segurança e fluidez.
Que este episódio seja o ponto de partida para uma solução definitiva e responsável. Que o Morro dos Cavalos deixe de ser um símbolo de precariedade e passe a ser um exemplo de superação de desafios por meio do diálogo, da união e da ação.
A Unesc reitera seu compromisso com o Sul de Santa Catarina e reforça: somos parte da solução.
Criciúma, 7 de abril de 2025.