
A primeira edição do ViverCom de 2025 levou centenas de pessoas para a Praça Nereu Ramos neste sábado, 29/03. Desenvolvido pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, com a parceria da Rádio Jovem Pan, o Vivências e Experiências na Comunidade (ViverCom), contou aproximadamente 40 alunos e professores dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Educação Física e Odontologia.
Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Sheila Saleh, o ViverCom contribui positivamente para o desenvolvimento regional. “As ações, além de promoverem informação e educação em saúde, outras áreas do conhecimento também participam, o que contribui para uma entrega de qualidade e de interesse a todas as idades”, pontuou.
Nesta edição, as ações abordaram diferentes temas vinculados às datas comemorativas de cada mês. Os temas foram relacionados ao Dia Mundial da Obesidade, com orientações do curso de Nutrição, Dia Internacional da Conscientização sobre o HPV, com orientações realizadas pela liga acadêmica do curso de Enfermagem, Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo, com atividades e avaliações físicas realizadas pelo curso de Educação Física, Dia Mundial da Saúde Bucal, promovido pelo curso de Odontologia, com orientações sobre a importância da higiene bucal adequada e a prevenção de doenças bucais. Além das atividades voltadas a saúde, as crianças puderam aproveitar jogos, brincadeiras, além de distribuição de brindes.
A enfermeira aposentada Bernadeti Feltrin passou nas atividades do ViverCom e aprovou a experiência. “Quando eu estudei enfermagem, não havia atividades como estas. A vivência é muito importante para os estudantes aprenderem”, comparou.
Experiência na prática

Foto: Carla Giassi/Agecom Unesc
Para os estudantes, atividades como as do ViverCom proporcionam aos acadêmicos a oportunidade de vivenciar, na prática, os desafios e as demandas de suas futuras profissões. A acadêmica da sexta fase de Nutrição, Amanda dos Santos Teixeira, participou pela primeira vez do ViverCom e adorou a experiência.
“Quando a gente passa pela fase acadêmica, temos algumas matérias em que praticamos com os nossos próprios colegas, e quando a gente entra em contato com pessoas na praça que não esperam passar por esse momento, ganhamos vivência pra conseguir exercer melhor o trabalho”, considerou. A escolha pelo curso de Nutrição teve influência de sua própria experiência pessoal com alimentação. “Eu sempre tive uma grande dificuldade com alimentação, então eu queria entender para poder melhorar para mim e para minha família. Eu passei por alguns momentos muito difíceis e foi uma nutricionista que me ajudou, então eu acabei me apaixonando pela profissão de outra pessoa e quis seguir também”, contou.
A escolha pela Unesc foi outro ponto importante para Amanda. “A Unesc tem um ensino de qualidade e muitas oportunidades de bolsa, além das oportunidades que oferece, como as Clínicas Integradas. Não é todo curso que tem essa oportunidade de vivência na graduação, então foi uma escolha acertada”, afirmou.
Impactos na comunidade
As ações desenvolvidas no ViverCom vão além da conscientização e prevenção. Elas promovem um impacto significativo na vida da população local, com destaque para ações de promoção da saúde, acesso à informação, estímulo as boas práticas de saúde e fortalecimento da integração social.
A assessora da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Geiziane Laurindo de Morais, acrescenta ainda que o ViverCom tem conexão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que estão em sintonia com as metas globais, como saúde e bem-estar, educação de qualidade e redução das desigualdades sociais.
“O ViverCom é um projeto importantíssimo tanto para a Unesc quanto para a comunidade, pois promove a aproximação entre a universidade e a população por meio de ações que impactam a vida e o bem-estar das pessoas. O conhecimento transmitido, aliado aos serviços e atividades desenvolvidos, fortalece a integração entre ensino, pesquisa e extensão e reafirma o compromisso da instituição com a extensão universitária. Além disso, proporciona aos estudantes experiências enriquecedoras, o que contribui para sua formação acadêmica e profissional”, destacou.
Para Geizi, as ações do evento devem sempre levar o aprendizado sobre a importância de práticas saudáveis e adequadas, a vivência de experiências e do conhecimento adquirido. “Esperamos que isso os motivem a aplicar esses ensinamentos no seu cotidiano. O objetivo é que cada participante saia mais consciente dos diferentes temas abordados. Todas as ações são pensadas e planejadas para se conectar e dialogar com a comunidade. É o momento em que a universidade vai até a comunidade para compartilhar conhecimento e informações que fazem diferença na vida das pessoas”, acrescentou.
Próximas edições
Ao longo de 2025, haverá outras edições do ViverCom, que serão realizadas principalmente na Praça Nereu Ramos e no Parque da Prefeitura, em Criciúma, com o objetivo de sempre se adaptar às necessidades da comunidade local. A Unesc segue firme no propósito de reafirmar seu compromisso com o desenvolvimento da região e com o bem-estar de sua população, oferecendo ações de relevância e impacto social. Com isso, a universidade segue continua a promover não só o conhecimento acadêmico, mas também a transformação da comunidade.
- Fotos Galeria: Everton Horário Agecom Unesc