
Um grupo de alunos do Colégio Unesc vivenciou a experiência de simular uma viagem no espaço. Com direito a cenário, vídeo educativo, luzes, trajes e muita imaginação, eles se transformaram em verdadeiros astronautas curiosos e destemidos.
Um deles foi o pequeno Artur Réus Soares, de seis anos de idade. Segundo ele, a experiência foi positiva e o fez recordar de um sonho.
“Gostei da atividade. Meu pai ajudou a fazer a mochila, quanto ao capacete eu consegui fazê-lo a partir dos materiais que a professora disponibilizou para nós. Gosto muito da lua, porque quando eu tinha quatro anos de idade, meu sonho era ir até ela para poder deixar minhas pegadas no chão e fixar a bandeira do Brasil”, revela.
Segundo a coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais, Patrícia Stanger Cardoso, no Colégio Unesc é comum o ensino da ciência de forma concreta e prática desde os anos iniciais.
“Em uma experiência como esta pode nascer um cientista, um pesquisador que com o passar dos anos pode ir muito além. Nós iniciamos a semeadura destas sementes desde o primeiro ano”, enfatiza.
Vivências
Outra criança que participou foi a pequena Laura Goulart Guidi, também de seis anos. Ela revela que gostou de descobrir o que tinha dentro da estrutura montada, em especial sobre dois planetas.
“Eu gostei muito de conhecer a surpresa. Queria tanto conhecer Marte porque ele é vermelho, que é minha cor favorita, mas também tenho carinho por Netuno, pois tem bastante gelo, que é algo que amo”, explica a aluna.
Mão na massa
Todas as crianças que participaram das atividades são estudantes do 1° ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. As duas turmas são do horário vespertino e todo o processo de criação foi desenvolvido pelas professoras Diana da Cunha e Morgana Cabreira dos Santos.
“No primeiro momento, criamos uma única estrutura de pano escuro que abriga os planetas. Contudo, percebemos que, se houvessem dois, a experiência se tornaria ainda mais eficiente. Na primeira fase, elaboramos o capacete. Já a segunda etapa foi realizada na casa de cada aluno, com o auxílio dos pais e familiares para desenvolver réplicas de mochilas de astronautas”, acrescenta. Confira algumas imagens: