
A noite dessa quinta-feira (27/3) foi marcada por emoção e celebração no Cafezão da Civil, promovido pelo Centro Acadêmico (CA) em parceria com a coordenação do curso. O tradicional evento reuniu a comunidade acadêmica do curso de Engenharia Civil, no hall do Bloco R. Acadêmicos, professores e colaboradores se encontraram para um momento de integração e reconhecimento, fortalecendo os laços universitários.
O evento tem como objetivo principal promover a troca de experiências e aproximar ainda mais os estudantes das diversas fases da graduação. Além disso, a edição deste ano prestou uma homenagem especial às mulheres que inspiram e transformam a profissão, já que a atividade foi programada no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, ocorrido no último dia 8.
O cerimonial do evento, conduzido pela tesoureira, Izadora Cardoso, contou com a presença do presidente do Centro Acadêmico (CA), Wellinghton Perdona, do coordenador em exercício do curso, Augusto Wanderlind, do representante do movimento estudantil, Caion Alves e da egressa e presidente da Associação Sul Catarinense de Engenheiros e Arquitetos (ASCEA), Franciele Burato.
Minuto de silêncio
Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a homenagem póstuma ao acadêmico Enivaldo Limas, falecido nesta quinta-feira. Enivaldo tinha 54 anos e iniciou sua trajetória no curso da Engenharia Civil em 2022/2, como bolsista do Programa de Equidade Racial do Programa de Equidade Racial, vinculado ao Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi). O veterano foi lembrado por sua alegria contagiante e pela força de vontade e pelo impacto positivo que teve na vida de seus colegas de turma.
“Seu sorriso e alegria contagiante iluminavam o ambiente, tornando cada dia mais leve e especial para seus colegas. Sua ausência será profundamente sentida, mas sua memória e legado continuarão vivos em nossos corações”, pronunciou a cerimonialista.
Homenagem às Mulheres
A noite também foi dedicada a celebrar o Mês das Mulheres, que destacou a importância da presença feminina na graduação e na comunidade acadêmica. “A Engenharia sempre foi um campo desafiador, mas as mulheres têm mostrado, com determinação e competência, que seu espaço aqui não só é merecido, como é essencial”, destacou Izadora.
A tesoureira também mencionou mulheres inspiradoras que ocupam cargos de destaque na universidade e fora dela, como a reitora Luciane Ceretta, as pró-reitoras Gisele Coelho e Graziela Amboni, a coordenadora do Crea-Jr de Criciúma, Alice Colle, a presidente da Associação Sul Catarinense de Engenheiros e Arquitetos (ASCEA), Franciele Burato, e a 1ª vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC), Kamila Rodrigues Silva.
O Cafezão da Civil também foi um momento de celebração, união e reconhecimento, destacando a importância da comunidade acadêmica e o papel fundamental das mulheres na Engenharia Civil.
“Estamos sempre envolvidos neste grande evento, mas o CA tomou a frente e preparou esse delicioso “Cafezão”, com muito carinho. Esse encontro é para a nossa confraternização e integração entre todas as fases e professores. Sabemos que durante o ano são várias provas, vários trabalhos para fazer e isso exige muito tempo de estudo de vocês. Mas é sempre bom lembrar que tudo isso vai ser recompensado. Este evento é realmente para descansar, dar aquela relaxada e fortalecer os elos de amizade”, discursou o coordenador em exercício.