
Além de oferecer um ensino superior de qualidade, o que lhe confere o título de excelência, a Unesc é uma grande parceira do meio artístico. Para isso, a Universidade também conta com o setor de Arte e Cultura, responsável por diferentes ações que auxiliam na produção, preservação e divulgação de materiais e eventos relacionados à arte. Um exemplo disso, é o espaço cultural “Toque de Arte”, localizado no Bloco Administrativo e que já abriga a primeira exposição de 2025, chamada “Explorando o Desconhecido”,da artista Simone Coelho.
Estudantes do Colégio Unesc foram os primeiros participantes das visitas guiadas da artista Simone Coelho. Os alunos, puderam se aprofundar nos detalhes de cada obra, participaram de atividades intuitivas, que permitiram se conectar com a dialética da autora. Conforme a diretora da instituição, Marcela Gava, o colégio está situado em um local benéfico, pois as obras contribuem com ricas oportunidades para a ampliação do planejamento escolar do período integral.
“Priorizamos essas visitas, pois aproximam as crianças e adolescentes a diversas maneiras de interpretação, surgindo ainda brincadeiras e conteúdos novos dessa proposta direcionada, o que impacta a compreensão de si mesmos, da realidade, dos próprios sentimentos e das emoções”, garante a diretora.
Conforme a mediadora cultural do setor de Arte e Cultura da Unesc, Caroline Machado, além de estimular a imaginação, o público pode conhecer, inclusive, os aspectos culturais que inspiraram a produção da obra.
“As atividades de visitação ajudam na aproximação dos indivíduos com a arte, bem como, contribui para quebrar alguns ‘pré-conceitos’. Assim podemos também ressaltar que a produção de materiais relacionados à arte envolve muita pesquisa, respeito e, até mesmo, pode se relacionar com a cultura local”, destaca.
Experiência Pedagógica
A visita dos estudantes do Colégio Unesc ocorreu no último dia 21/3, com alunos matriculados no Ensino Integral Multi 3. Eles foram acompanhados do professor Davi Brígido Custódio, que leciona as Oficinas Artísticas das classes integrais. Segundo ele, a presença dos alunos é garantida a cada nova abertura de projetos.
“Passei a levar meus alunos a cerca de um ano, desde que iniciei como docente. É importante para os alunos conhecerem diversos olhares, técnicas e linguagens artísticas, e que se inspirem a usar outros tipos de materiais além do lápis de cor e da folha sulfite, bem como, conhecerem e valorizarem artistas locais e regionais”, pontua.
Como agendar a visita
Apesar de sempre estar acessível de forma gratuita para todas as pessoas, quem preferir, pode solicitar uma mediação por meio de visitas guiadas, que ocorrem de segunda à sexta-feira, das 8h às 22h. Qualquer escola, interessados ou instituição pode participar. Para outras informações, os interessados podem entrar em contato por meio do e-mail, cultura@unesc.net ou ainda pelo telefone (48) 3431- 2622. Para agendar é preciso preencher o seguinte formulário disponível no endereço eletrônico a seguir https://forms.gle/EMEp9KwvFfYmSJUx8. É possível ainda conhecer um pouco da história da exposição de Simone Coelho por meio deste link: https://noticias.unesc.net/geral/2025/03/18/explorando-o-desconhecido-e-a-primeira-exposicao-do-ano-no-espaco-toque-de-arte-da-unesc/.