
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, a Unesc por meio de diferentes cursos, setores e serviços, promove uma série de ações durante todo o mês. Entre elas, está uma roda de conversa com a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex), Gisele Coelho Lopes. Na ocasião, o público pôde acompanhar uma reflexão sobre o tema “Protagonismo Feminino: Desafios e Conquistas na Trajetória Profissional”.
Como exemplo, Gisele compartilhou os caminhos que trilhou desde a adolescência para iniciar a edificação da carreira profissional. De acordo com ela, o papel do professor é inspirar o estudante a ser cada vez melhor. “Foi isso que fizemos nesta noite: mostrar um pouco do que é a carreira e como um profissional pode construir a sua carreira”, comentou.
Ela ainda ressalta que, em todas as caminhadas, existem oportunidades e desafios e que, muitas vezes, quando as pessoas estão no início da vida profissional, pode surgir o sentimento de vulnerabilidade em decorrência das exigências que o mundo do trabalho exige.
“Compartilhamos um pouco sobre como é entrar em um mundo do trabalho revestido de toda a sua complexidade e como o profissional pode se preparar para ascender na carreira profissional, bem como, fazer escolhas e alinhar o próprio comportamento, uma vez que as organizações buscam profissionais cada vez mais responsivos”, acrescentou.
Objetivos
O evento foi organizado por meio da Diretoria de Ensino Extensão, Cultura e Ações Comunitárias. De acordo com a diretora do setor, Sheila Martignago Saleh, ainda é preciso refletir sobre o papel da mulher na sociedade.
“Com todos os avanços que nós temos no mundo contemporâneo, ainda existem alguns pontos também que as mulheres podem avançar em relação à própria carreira”, analisa.
Sheila também destacou que a professora e pró-reitora, Gisele Coelho Lopes, tem uma experiência de vida muito bonita, o que torna indispensável a sua presença para encantar os estudantes, bem como, enfatizou a resiliência de ser mulher em um ambiente que, muitas vezes, é predominantemente masculino.
Aprendizados
Uma das pessoas que compôs o público, foi o estudante da 6ª fase do curso de Administração – Comércio Exterior, Jean Enoch Charleston que fixou os olhos a cada palavra que Gisele dizia.
“Foi uma ótima noite. A história dela me impacta muito. Vou pegar esse depoimento para seguir o caminho dela. Eu disse à Gisele que amo a maneira que ela e a reitora Luciane Ceretta se comunicam com as pessoas”, afirmou o jovem.
- Unesc promove roda de conversa com incentivo ao protagonismo feminino (Fotos:Éverton Horacio/Agecom/Unesc)